fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Segunda edição do Programa Jovem Parlamentar é lançada no Acre

Publicado

em

Estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino estiveram no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) na manhã desta segunda-feira, 6, para acompanhar o lançamento da segunda edição do Programa Jovem Parlamentar Acreano, que tem por objetivo a escolha de 24 jovens deputados para vivenciarem um mandato legislativo a partir do mês de agosto.

O Programa Jovem Parlamentar Acreano é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado e conta com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) na cessão de urnas eletrônicas para a realização de eleição nas escolas públicas para a escolha dos jovens deputados que irão exercer o mandato dentro da Aleac, que também é parceira da ação. Além do empréstimo das urnas eletrônicas, o TRE realiza a capacitação dos jovens eleitos.

O lançamento da edição 2019 do programa foi realizado durante uma sessão na Aleac, na qual compuseram a mesa de honra o presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior, os deputados Roberto Duarte, Juliana Oliveira e Daniel Zen, que é autor Projeto de Lei que instituiu o programa no Acre; a presidente do TRE-AC, desembargadora Regina Ferrari, a presidente do Conselho Estadual de Educação, Iris Célia Cabanellas e a representante da Secretaria de Educação do Estado, Denise Santos.

A presidente do TRE disse que considera importante o engajamento das escolas no programa, em razão do espaço para diálogos, de novas ideias e construção de uma cultura cidadã que ele proporciona.

“Conhecimento é poder. Somente através da educação é que vamos conseguir construir um mundo melhor. E qual é a educação que realmente prepara as pessoas? É a que ensina a viver em um mundo cooperativo e solidário, que se importa com a coletividade, sem esquecer do nosso dever diário que é buscar fazer sempre o melhor”, destacou a presidente.

O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior, agradeceu o apoio do TRE e da Secretaria de Educação do Estado para a realização demais uma edição do programa. Para ele, levar jovens estudantes para dentro da casa do povo é uma experiência importante, que fará com que novos jovens entendam como funciona o poder legislativo.

Os estudantes eleitos na edição passada também prestigiaram o evento e incentivaram a participação de novos candidatos. “Tenho uma gratidão muito grande pelo que vivenciei durante minha participação como jovem parlamentar, principalmente ao TRE, que nos proporcionou um curso de formação política que levarei para toda a vida. É um conhecimento todos vocês, novos jovens parlamentares, irão adquirir também”, destacou a estudante Kalline Motovoneli.

O edital do Programa Jovem Parlamentar Acreano, com datas da eleição nas escolas, diplomação e posse dos eleitos deverá ser lançado nos próximos dias pela Assembleia Legislativa do Estado.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Seletiva do Judô no Jeb´s Sub-18 será realizada em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto CBDE: Fade pretende realizar um bom torneio no interior

A Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade) confirmou para Epitaciolândia, no dia 6 de abril, a Seletiva do Judô e o objetivo é definir os representantes acreanos na fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb´s) Sub-18. O evento será promovido em Maceió, Alagoas.

“Queremos montar uma equipe com 16 alunos/atletas nos dois gêneros. Levar essa competição para Epitaciolândia também é simbólico por causa dos problemas com a enchente do rio Acre”, comentou o presidente da Fade, João Renato Jácome.

Data limite

As inscrições para disputa da competição são limitadas e poderão ser feitas até o dia 3 de abril no endereço www.fadeac.com.br

“Esse é mais um evento com financiamento da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) por meio do Programa de Apoio às federações”, explicou o dirigente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Independência vai tentar efeito suspensivo para o zagueiro Jean

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Jogo entre Independência e Vasco terminou com muita confusão

A diretoria do Independência vai tentar um efeito suspensivo para o zagueiro Jean. O atleta foi expulso no jogo contra o Vasco e recebeu uma punição do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de quatro partidas de suspensão.

“Vamos pedir o efeito suspensivo e o Jean estará em campo contra o Andirá no sábado (30). Estamos apresentando o recurso baseado na Lei Pelé”, explicou o advogado do Independência, Atevaldo Santana.

Representação contra o árbitro

Atevaldo Santana confirmou uma representação contra o árbitro da partida Independência e Vasco, Antônio Marivaldo.

“O árbitro relatou na súmula uma troca de agressões entre o Jean (Independência) e o Ker (Vasco). As imagens do jogo não mostram essas agressões, o que ocorre são empurrões naturais nas jogadas dentro da área. O árbitro tem obrigação de ser preciso nos seus relatórios”, afirmou o advogado.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Atlético e Veneza ganham jogos e seguem invictos no Estadual

Publicado

em

Foto PHD: Veneza deu um passo importante para conquistar a classificação

Atlético e Veneza venceram seus jogos nesta terça, 26, no ginásio Álvaro Dantas, pela fase de classificação do Campeonato Estadual de Futsal Feminino e se aproximaram das vagas para a segunda fase do torneio.

O Atlético bateu o Glória por 8 a 4 e o Veneza derrotou o Acre Esporte por 2 a 1.

Mais dois jogos

A primeira fase do Estadual de Futsal Feminino terá mais duas partidas na quinta, 28, a partir das 18h45, no Álvaro Dantas. Villa e Cidade do Povo disputam o primeiro confronto e na sequência a Assermurb joga contra o Borussia.

Comentários

Continue lendo