Módulo Sanitário - ilustracao
Foto: Montes Castelo

A iniciativa vai permitir que famílias tenham melhor condições de saneamento básico nos municípios de Bujari, Cruzeiro do Sul, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa

Assessoria

O senador Sérgio Petecão (PSD) garantiu nesta segunda-feira, 2 de junho, o empenho R$ 2,450 milhões proveniente de emenda de sua autoria na Fundação Nacional de Saúde, Funasa. O recurso, previsto no Orçamento da União deste ano, será utilizado para a construção de 169 módulos sanitários domiciliares com sanitários, reservatório de água, sumidouro, tanque de lavar roupa, fossa séptica e filtro anaeróbico com a capacidade de efetuar o tratamento primário de esgoto doméstico.

Das 169 famílias que vão ser atendidas, 21 serão são do loteamento Raimunda Martins Nogueira, em Bujari; 73 do assentamento Santa Luzia, em Cruzeiro do Sul; 21 de Marechal Taumaturgo e 18 famílias de cada município em Manoel Urbano, Jordão e Santa Rosa do Purus.

De acordo com o senador Sérgio Petecão, as prefeituras fizeram um levantamento prévio de famílias carentes que necessitam imediatamente da intervenção. “Vamos trabalhar para dar celeridade na parte burocrática e iniciar o mais rápido possível as obras. Este é um trabalho importante voltado ao saneamento básico dos municípios e na prevenção de doenças.”, explica Petecão.

O projeto faz parte do programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares da Funasa que promove intervenções nos domicílios com o objetivo de atender às necessidades básicas de saneamento das famílias, por meio de instalações hidrossanitárias mínimas, relacionadas ao uso da água, à higiene e ao destino adequado do esgoto doméstico.

Comentários