Conecte-se conosco

Extra

Sesacre apresenta panorama atual dos casos de coronavírus e síndromes gripais à governadora em exercício

Publicado

em

Com o aumento dos casos de internações por síndromes gripais e ainda do número de pessoas infectadas pela covid-19 no Acre, a governadora em exercício, desembargadora Waldirene Cordeiro, esteve na manhã desta quarta-feira, 12, em reunião com a titular da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Paula Mariano, para receber uma atualização panorâmica sobre a situação epidemiológica em que vive o estado.

A reunião foi realizada na sede da Sesacre, no centro de Rio Branco, e contou com a participação do vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Roberto Barros, e também do desembargador e corregedor Elcio Mendes, além da juíza Andrea Brito.

A reunião foi realizada na sede da Secretaria de Saúde. Foto: Odair Leal/Secom

Segundo Paula Mariano, observando o comportamento das doenças respiratórias no Acre, a sazonalidade com o aumento dos casos de internações, seja por covid-19 ou por síndromes gripais, desenvolve-se entre a segunda quinzena de janeiro e a segunda quinzena de março. A prospecção é de que o pico se estabeleça em fevereiro e comece a baixar no fim do mês de março.

“Estamos recebendo um aumento significativo da procura nas unidades de saúde por conta da gripe e de casos da covid-19. Estamos orientando que procurem o Into [Instituto de Traumatologia e Ortopedia], unidade de referência para o tratamento de síndromes respiratórias. Também estamos frisando sobre a importância da vacinação. Trata-se da forma mais eficaz que temos de virar essa página e evitar cenários mais críticos”, explicou a gestora.

Paula Mariano é secretária de Estado de Saúde no Acre. Foto: Odair Leal/Secom

A maioria dos casos graves de internação que chegam ao Into são de pessoas que não se vacinaram ou que não completaram o esquema vacinal orientado pelo Ministério da Saúde. Esse dado faz parte de um levantamento feito pela própria secretaria. Além de mutirões, o governo tem se empenhado em levar as doses da vacina contra a covid-19 mesmo em locais de difícil acesso, para garantir a imunização do maior número de pessoas possível.

“A reunião foi proveitosa, pudemos ter uma avaliação da atual situação em que se encontra o Acre, relacionado à covid e à gripe, fizemos um apanhado das ações e estamos atentos às movimentações futuras. Acredito que se a população colaborar não precisaremos passar pelo que já passamos, seja mantendo os cuidados, usando máscaras e mantendo a vacinação em dia”, frisou Waldirene Cordeiro.

A governadora em exercício, Waldirene Cordeiro, se mostrou preocupada com a situação da saúde no estado. Foto: Odair Leal/Secom

Comentários

Extra

Coluna da Maria Coutinho – Covid -19 e Síndrome Gripal

Publicado

em

Covid -19 e Síndrome Gripal

O crescimento de casos de Covid-19 e Síndrome Gripal em Brasiléia vem deixando os profissionais de saúde do Hospital Regional, em alerta na tentativa de evitar o colapso do sistema.

A vacinação…

… mostrou resultados positivos quanto observado o número de óbito. Porém, não menos importante é, a necessidade de mudanças de comportamento da população, redobrando os cuidados.

O autocuidado é indispensável.

Quando o mundo parecia acalmar e o novo “normal” surgiu, veio carregado de afrouxamento do autocuidado.

Sem muita preocupação…

…, infinitas possibilidades de consagrar o momento surgiram. Os Passeios, viagens, bares, festas, aglomerações, dispensa de máscaras e álcool, vem marcando os últimos meses.

A consciência…

…crítica para o memento delicado está sendo negligenciada por muitos, assim como o crescimento do número de casos positivos em todo o Acre.

Como se já não bastasse a Covid-19…

…um surto de Síndrome Gripal vem tomando conta do Alto Acre, sobrecarregando o hospital. A queixas de sintomas de Covid e Síndrome gripal cresce na medida em que os leitos do hospital lotam.

Os atendimentos ambulatoriais…

…congestionam o sistema, além das internações. Isso mostra a necessidade de alerta das autoridades sanitárias municipais, retomando as medidas mais severas para conter o avanço da Covid e Síndrome Gripal.

A Regional de Saúde Alto Acre capacita os profissionais.

Preocupado com o aumento de casos de covid-19 e Síndrome Respiratória, a Secretaria de Saúde e Gestão do SUS, capacitam os profissionais do H.C.R.C.

Através do Núcleo de Segurança do Paciente…

…e Educação Permanente vem reunindo cuidados no atendimento padrão, medidas de segurança, higienização e esclarecimento das notas técnicas estaduais das síndromes respiratórias e covid-19.

 

 

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura de Epitaciolândia paga quase 600 mil em precatórios herdados de gestões anteriores

Publicado

em

A prefeitura de Epitaciolândia, através da Secretaria de Planejamento e Finanças, vem gradualmente pagando dívidas herdadas de gestões anteriores, até agora já foram pagos cerca de 600 mil reais em precatórios referentes a dívidas trabalhistas e Credores.

Desde o mês de março do ano de 2021, o prefeito Sérgio Lopes determinou que começassem a serem pagos os precatórios mesmo antes de fazer um convênio com o tribunal de Justiça e MTB para o parcelamento das dívidas, até agora foram pagos 500 mil reais referentes a ações trabalhistas e na data de hoje mais 94 mil reais a credores via Tribunal de Justiça do Acre.

O Secretário de Finanças Antônio Rocicley, ressaltou que para poder pagar essas dívidas herdadas de gestões anteriores, foi preciso fazer muita economia e assim aos poucos sanando com esses credores que há anos esperavam por uma solução.

Já o prefeito Sérgio Lopes frisou bem que, para poder pagar os precatórios a prefeitura vem cortando gastos desnecessários e aplicando o erário público de forma correta e organizada.
“Em 13 meses de gestão já pagamos quase 600 mil reais em precatórios, isso graças ao zelo e austeridade fiscal, com isso pessoas que aguardam há anos hoje estão recebendo seus precatórios, isso é bom para ambas as partes, e além disso sabemos que esse dinheiro vai circular na cidade e aquecer a economia local gerando empregos e rendas para todos. ” Destacou o prefeito.

Comentários

Continue lendo

Extra

Bombeiros do Acre resgatam brasileiro no lado boliviano vítima de espancamento

Publicado

em

 

Um caso inusitado foi registrado na manhã desta quinta-feira, dia 20, por volta das 9h00, quando a guarnição do Corpo Bombeiros do 5°Batalhão localizada na cidade de Epitaciolândia, foi acionada para fazer o resgate de um cidadão.

Foi quando souberam que brasileiro que se encontrava desacordado e com suspeitas de agressão física na cidade de Cobija-Pando, lado boliviano. O homem que aparentava idade entre 20 e 40 anos, não portava documentos e acreditam que tenha sido agredido pela madrugada.

Outro fato que ocorre no lado boliviano, é que o hospital boliviano não recebe vítimas brasileiras sem acompanhantes, sendo necessário que a equipe de Bombeiros realizasse o resgate do mesmo, transportando a vítima até o hospital de Brasiléia.

A vítima estava desorientada e com hematomas no rosto e ainda não se sabe de outros ferimentos pela região do corpo. O homem recebeu os primeiros socorros no local e depois foi encaminhado ao Pronto Socorro de Brasileia, onde recebeu os devidos cuidados.

A guarnição dos bombeiros de Epitaciolândia teve o apoio da equipe de Bombeiros de Cobija. Somente após melhoras do homem, que não corre risco de morte, poderão saber o que ocorreu contra sua pessoa.

Comentários

Continue lendo

Em alta