Conecte-se conosco

Extra

Sindicato dos Médicos do Acre denuncia a falta de profissionais em Brasiléia

Publicado

em

Sobrecarga de trabalho, acumulo de plantões no mesmo horário, serviços comprometidos são algumas das denúncias do sindicato dos médicos do Acre – SINDMED – Acre, que ocorrem na regional hospitalar de Brasiléia.

Hospital Regional do Alto Acre Raimundo Chaar – Foto: Alexandre Lima

- Por Edinauro Braga Rodrigues - Acadêmico de Comunicação Social/Ufac

 

O presidente do Sindicato dos médicos do Acre, Guilherme Pulici, denunciou no dia três de novembro, na página oficial da instituição que Gestores do hospital Raimundo Chaar, Regional de Brasiléia, estavam obrigando médicos a atuarem em jornadas de trabalho dupla.

Segundo o Presidente a constatação foi feita em um final de semana de visita surpresa a Unidade onde o mesmo percebeu que médicos plantonistas exerciam funções diferentes no mesmo horário.

De acordo com a nota, foi constatado que o médico que atuava no plantão da unidade também atuava no Serviço Móvel de Urgência – SAMU, no mesmo horário, caso houvesse uma situação de emergência uma das funções ficaria descoberta.

Em ato contínuo, a nota revela outros casos de sobrecarga aos médicos. Como é o caso do Pronto-Socorro local que funciona apenas com dois profissionais e um deles acaba em duas escalas no mesmo horário. Quando há a necessidade de se transportar um doente a Capital, esse médico é quem acompanha o mesmo na ambulância, ficando apenas um para responder por toda a demanda do hospital.

De acordo com Pulici, “O correto e ter três médicos no hospital e um disponível para o plantão no Samu, evitando irregularidades e o acúmulo de função. É importante afirmar que não há pagamento em duplicidade para atuar em dois lugares ao mesmo tempo, mas, por questão de saúde do servidor e da população é preciso que haja plantonistas suficientes para o hospital e para o Samu”.

Ainda de acordo com a nota do Sindicato, a maternidade tem apenas uma médica na para atender as demandas das parturientes, sendo necessário uma equipe ideal formada por um médico obstetra, um médico auxiliar, um anestesista, um pediatra e um instrumentador.

O Jornal o Alto Acre entrou em contato com a gerencia de Assistência do Hospital Raimundo Chaar para ouvir a versão quanto as denúncias.

Segundo a Gerente de Assistência, Joelma Pontes, não é bem como o presidente denunciou, a denúncia está desfigurada da prática do hospital.

“Da maternidade procede a falta do pediatra que não existe. Porém temos o médico plantonista exclusivo e obstetra S. A. sobre aviso”.

Quanto as outras denúncias a Gerente, afirma que no Pronto-Socorro existem três médicos escalados. Um exclusivo para transferência da Unidade de Terapia Avançada – UTA, e mais dois para atender as demandas do Pronto-Socorro, Ambulatório e Clínica Médica.

Ainda, segundo Joelma, em reunião no dia primeiro de novembro, com a equipe do Corpo Clinico do Hospital, foi feito definido que a escala seria modificada de forma a dar maior fluxo no atendimento e menos sobrecarga aos profissionais.

Em resumo, de acordo com a reunião e rebatendo as críticas do Sindicato, a gestora afirma que o funcionamento da escala médica ficaria da seguinte forma:

  • 01 médico visitador exclusivo para os internados;
  • 01 medico exclusivo para pacientes de transferência da Unidade de Suporte Avançado;
  • 01 médico plantonista na maternidade, sempre com um anestesista de sobre aviso, por 15 dias, substituído por outro durante o restante do mês.
  • 01 médico obstetra de sobre aviso que quando solicitado vem de Rio Branco, e
  • 02 médicos para atendimento ambulatorial geral, pronto-socorro e observação.

 

 

 

 

 

 

Comentários

Extra

Suspeito de assaltos é baleado na perna pela PM em Epitaciolândia

Publicado

em

Era por volta das 9h30 desta sexta-feira, dia 3, quando o comando da Policia Militar do 5º Batalhão do Alto Acre, foi acionado pela Polícia Nacional Bolíviana, sobre um assalto praticado na cidade de Cobija, lado boliviano.

Os suspeitos, cerca de três indivíduos estariam praticando roubo de motos no lado boliviano e fugiram para o lado brasileiro, na cidade de Epitaciolândia, indo buscar abrigo no Bairro José Hassem.

De posse de informações de onde estariam o trio, uma equipe de policiais foi até o local e enquanto um fazia acompanhamento pelo quintal, foi surpreendido por um dos suspeitos lhe apontando um revólver. De imediato, o mesmo buscou abrigo e efetuou um disparo atrás de um veículo.

Foi quando pediu reforço e cercaram o local para efetuar buscas. Foi quando localizaram M.S.S., de apenas 20 anos de idade, que tem várias passagens pela justiça e velho conhecido das polícias, além de fazer parte de grupo criminoso.

O jovem estava baleado na perna esquerda, sendo abandonado pelos comparsas que fugiram pelo igarapé Bahia, indo para o lado boliviano. Os policiais militares acionaram uma equipe de socorristas e acompanharam o ferido até o hospital.

O jovem foi atendido e transferido para a Capital, pois o tiro teria acertado o joelho e seria necessária uma cirurgia na Capital. O caso foi registrado na DP de Epitaciolândia como tentativa de homicídio contra o policial.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeito Sérgio Lopes participa de encerramento do ano letivo da Escola Rural Joaquim Meireles

Publicado

em

O prefeito Sérgio Lopes juntamente com a Secretária Municipal de Educação Eunice Maia Gondim, as coordenadoras Wanúbia Moncada e Nilcilene Eduino, participaram do encerramento do ano letivo da Escola Rural da comunidade do Porvir.

A Professora da escola preparou uma programação abordando temas como a consciência Negra e Povos indígenas, foram realizadas recitação de poesias, desfiles temáticos e apresentações musicais pelos alunos da referida escola.

Para ela, a presença de autoridades como a Secretária e o Prefeito é motivo de alegria.

“Estou me sentindo muito honrada com as presenças de vocês, e ainda mais quando o prefeito anunciou a ampliação e climatização de nossa escola, eu professora Márcia em nome de toda a comunidade Escolar Joaquim Meireles, só temos a agradecer por essa atenção e carinho que o prefeito Sérgio Lopes e a secretária Eunice tem com todos nós.” Destacou a professor muito emocionada.

Ao fazer uso da palavra a secretária Eunice Maia Gondim, falou da importância da valorização das escolas rurais.

“Estamos aqui junto com o prefeito no encerramento do ano letivo da escola, para prestigiar e ver de peto o excelente trabalho que a professora Marcia vem desenvolvendo mesmo diante de uma pandemia, é essa simplicidade e dedicação que nos da força para trabalhar ainda mais por uma educação de qualidade e participativa em nosso município.” Frisou a secretária.

Já o Sr. Silva Presidente da Associação Wilson Pinheiro, ressaltou a importância das parcerias da prefeitura com a comunidade.

“Quero aqui agradecer ao nosso Prefeito Sérgio Lopes pela parceria, sempre que precisamos ele nos atendeu, e hoje vem aqui anunciar a ampliação de nossa escolinha, para nós esse anuncio é um presente de natal antecipado, e em nome de nossa associação já posso garantir que seremos parceiros para a edificação da obra.” Frisou o presidente.

O prefeito ficou muito feliz em poder participar do ato de encerramento do ano letivo da escola.

“Para mim quanto gestor é uma honra poder participar da vida escolar dos nossos alunos, é muito bom ver essa dedicação de todos, estamos aqui também para anunciar boas notícias, pois em parceria com a comunidade vamos ampliar a escola a fim de garantir melhores condições para professores e alunos, além disso, vamos climatizar e equipar as salas.” Garantiu o prefeito.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA

AVISO DE LICITAÇÃO

TOMADA DE PREÇOS N.º 007/2021.

DATA PARA RETIRADA DO EDITAL: 03/12/2021 à 20/12/2021.

TIPO DE LICITAÇÃO: Menor preço global.

DATA DA ABERTURA: 21 de dezembro de 2021.

HORARIO: 10h00min (dez horas).

LOCAL: Rua Capitão Pedro de Vasconcelos n° 257 – Sede da Prefeitura Municipal de Epitaciolândia.

OBJETO: Contratação de empresa de engenharia para implantação de melhorias sanitárias domiciliares para prevenção e controle de doenças e agravos, visando atender ao convenio n° 847903/2017 – Funasa/Município de Epitaciolândia/Acre.

01 – As pastas contendo condições e especificações relativas ao presente Edital, encontram-se à disposição dos interessados para consulta na Secretaria da Comissão Municipal Permanente de Licitação – CMPL, no endereço acima.

02 – A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia reserva-se ao direito de o todo e qualquer tempo, desistir, revogar adiar ou mesmo anular total ou parcialmente esta Licitação, sem que isto represente direito dos interessados a qualquer pedido de indenização, reembolso ou compensação dos valores.

Epitaciolândia – Acre, 03 de dezembro de 2021.

 

Agleison Rodrigues dos Santos

Presidente da CMPL

Portaria nº. 017/2021

Comentários

Continue lendo

Em alta