fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Sucateamento e pandemia não foram suficientes para conter o avanço do ensino técnico no Acre

Publicado

em

Quando a gestão do Acre mudou de mãos, a educação técnica e profissionalizante agonizava. Instituições sucateadas e centenas de acreanos aguardavam a retomada dos cursos que já estavam parados há quase dois anos,

Seis meses após assumir o Executivo estadual, o governador Gladson Cameli entregou nas mãos de Francineudo Costa a árdua missão de resgatar a educação profissional e retomar as atividades do até então Instituto Dom Moacyr.

Quase dois anos e meio depois o, agora, Instituto de Educação Profissional e Tecnológica Dom Moactr (IEPTEC – Dom Moacyr) já certificou e diplomou cerca de 1.200 acreanos concludentes de cursos técnicos e de qualificação profissional ofertados pela instituição.

Francineudo entregando o diploma ao formando do curso Técnico de Vigilância em Saúde.

Na ultima sexta-feira, 10, foi realizada mais uma cerimonia de diplomação. Uma noite muito especial e de grande alegria para 87 concludentes de cursos técnicos na área da saúde, sendo 05 em Órtese e Prótese, 25 em Análises Clínicas, 12 em Técnico em Enfermagem e 45 em Vigilância em Saúde.

As formações são resultado da união de forças entre Governo Federal com o Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/Novos Caminhos), Governo do Acre por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), IEPTEC Dom Moacyr, e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) com o Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profap’s).

O Profap’s foi responsável pela formação de 32 concludentes do curso Técnico em Vigilância em Saúde.

Coordenadora da ETSMMR entregando o diploma a uma formanda do curso Técnico em Órteses e Próteses. Foto: Assessoria Ieptec.

A cerimonia de formatura aconteceu no auditório da SEE que ficou lotado por familiares e amigos dos concludentes. A solenidade contou com a participação do presidente do IEPTEC, Francineudo Costa, da coordenadora-geral do Pronatec da rede IEPTEC, Girlane Souza, e Aldenice Ferreira, coordenadora-geral da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSMMR), instituição de ensino da rede IEPTEC, responsável pela execução dos cursos.

“Desde quando assumimos a responsabilidade de conduzir os trabalhos no IEPTEC, a missão era reestruturar e modernizar a educação profissional. Só esse ano nós percorremos todo o estado certificando e diplomando, somando cerca de 1.200 acreanos qualificados pelo IEPTEC e seus centros parceiros. Mas nada disso seria possível se não fosse o apoio do governador Gladson Cameli que tem dado uma atenção especial às ações do instituto. Mais formaturas estão por vir, e novos cursos técnicos e de qualificação profissional serão ofertados no ano que vem”, enfatizou Francineudo Costa.

Recentemente Francineudo Costa e Aldenice Ferreira participaram da diplomação e certificação de pelo menos três cursos na região do Vale do Juruá e outros dois na cidade de Sena Madureira.

Sentimento de dever cumprido e gratidão, foi assim que Aldenice Ferreira, coordenadora-geral da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha descreveu o momento.

“Estamos aqui com um enorme sentimento de gratidão e de dever cumprido. Gratidão pela oportunidade que me foi confiada de conduzir os trabalhos da escola técnica num momento tão delicado em que todos os cursos estavam parados e que essas pessoas já estavam perdendo a esperança de concluir um curso técnico, gratidão pelo apoio, respeito e carinho de muitos que entenderam e estão juntos nessa caminhada, e o sentimento de dever cumprido por hoje estarmos celebrando a diplomação de quase 90 profissionais, de enxergar a satisfação, o orgulho e a alegria nos rosto de cada um. Que possamos levar mais alegria a mais acreanos”, comemorou.

Até o dia 31 de dezembro o IEPTEC estará realizando novas formaturas. Para 2022, Francineudo Costa revelou que estão programados novos cursos técnicos e de qualificação profissional com vagas a serem ofertadas para os 22 municípios do Acre.

“Estamos trabalhando para no inicio do próximo ano ofertarmos vagas nos novos cursos técnicos e de qualificação profissional contemplando todos os municípios do estado”, revelou.

Comentários

Continue lendo

Geral

Humaitá “atropela” o Rio Branco em 45 minutos e garante vaga nas competições nacionais

Publicado

em

Fotos: Jhon silva

Em 45 minutos, o Humaitá conseguiu bater o Rio Branco por 3 a 0 na tarde desta quinta, 25, no Florestão, e garantiu a vaga nas competições nacionais (Copa do Brasil e Brasileiro da Série D) na temporada de 2025. Aldair, Fabinho e Ewerthon marcaram os gols do Tourão.

Um atropelo

O Humaitá abriu o placar aos 4 minutos com um gol do meia Aldair e aos 20 Fabinho ampliou para 2 a 0.

O Tourão realizou uma partida equilibrada enquanto o Rio Branco se desmontava em campo com as saídas dos zagueiros Jackson e Saulo, ambos machucados.

Aos 43, Ewerthon acertou um belo chute para fechar o placar e confirmar a vitória.

A segunda etapa do confronto foi um “amistoso” com um Rio Branco derrotado em campo.

Fala, Kinho!

“Foi um primeiro semestre muito difícil, mas felizmente conseguimos deixar a equipe onde encontramos com o calendário na temporada de 2025. Vamos planejar a Série D e tentar realizar uma grande campanha no torneio nacional”, declarou o técnico do Humaitá, Kinho Brito.

Rio Branco indefinido

Depois da derrota, o elenco do Rio Branco viaja para Manaus, no Amazonas, nesta quinta, e estreia no Brasileiro da Série D contra o Manauara. Contudo, o planejamento para o torneio vai ser fechado somente no retorno da delegação do Amazonas.

Comentários

Continue lendo

Geral

Grávida de 7 meses nega dinheiro a pessoa em situação de rua e leva soco na barriga

Publicado

em

Casos como este são comuns entre os moradores de Cruzeiro do Sul; Creas esclarece que não há punição

Comentários

Continue lendo

Geral

MPAC promove reunião em Brasileia para discutir políticas públicas educacionais a indígenas em contexto urbano

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Brasileia, com apoio do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), realizou, na última segunda-feira (23), uma reunião para discutir os desafios enfrentados pela população indígena em contexto urbano do município no acesso à educação.

O encontro foi conduzido pelo promotor de Justiça Juleandro Martins e contou com a participação da secretária Municipal de Educação, Francisca da Silva Oliveira, do secretário Municipal de Meio Ambiente, Valdemir da Silva, da liderança indígena Marilza Jaminawa, além de representantes da Secretaria Estadual de Educação e Secretaria de Assistência Social do Estado do Acre.

Durante a reunião, foram discutidos temas como o alto índice de evasão escolar, a distorção idade-série, adequação do ensino à cultura indígena e promoção da tolerância e respeito à diversidade entre os demais estudantes.

O promotor de Justiça destacou a importância do diálogo para a construção de soluções para os problemas enfrentados pelos indígenas. “Nosso objetivo foi discutir sobre os desafios e caminhos para o acesso e permanência na escola dos indígenas em contexto urbano, bem como monitorar as pactuações que foram feitas nas edições anteriores em relação aos eixos saúde e assistência social”, afirmou.

Entre os encaminhamentos, destacam-se a realização de ações de conscientização com familiares sobre a importância da escolarização, mapeamento das crianças que estão fora da escola e envio da lista de evasões ao MPAC, além de levantamento de alunos que tenham perfil para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Comentários

Continue lendo