fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Terceirizados denunciam fábrica de preservativos por atraso em rescisão

Publicado

em

Mulheres trabalhavam na Natex, fábrica de preservativos em Xapuri, no AC.
Empresa terceirizada alega que ex-funcionárias ainda cumprem aviso prévio.

Com G1 AC

Ex-funcionária, 30 anos, diz que foi demitida em 9 de novembro, mas empresa alega que todas saíram da empresa apenas em dezembro e ainda cumprem aviso (Foto: Arquivo Pessoal)

Ex-funcionária, 30 anos, diz que foi demitida em 9 de novembro, mas empresa alega que todas saíram da empresa apenas em dezembro e ainda cumprem aviso (Foto: Arquivo Pessoal)

Funcionárias que prestavam serviços na fábrica de preservativos Natex, no município de Xapuri, distante 188 quilômetros de Rio Branco, alegam que a empresa terceirizada, responsável pela contratação, não efetuou o pagamento de direitos trabalhistas ou indenização após a demissão das trabalhadoras com aviso prévio indenizado.

Todas alegam que foram demitidas sem justa causa no mês de novembro e não receberam explicações a respeito da saída da empresa. Somente uma delas diz ter recebido um documento informando que estava de aviso prévio, as outras duas dizem ter sido dispensadas sem nenhuma documentação.

Ao G1 , a empresa de serviços terceirizada disse que todas foram demitidas em dezembro de 2015 e ainda cumprem aviso prévio. Além disso, informaram que aguardam um repasse para que possam pagar a rescisão das ex-funcionárias. Segundo a empresa, todas devem ser pagas ainda em janeiro.

O governo informou que o contrato com a empresa é de 4 anos e que no final do ano passado foi necessário dispensar cinco pessoas.

“Fomos informados pelos próprios ex-funcionários que o pagamento de verbas rescisórias não havia sido feito e solicitamos que a empresa tomasse as devidas providências.Como sabemos que até agora isso não foi feito, o jurídico da Natex está estudando a possibilidade de reter esse valor do próximo pagamento da empresa e resolver tal pendência”.

‘Nos cobram nas ruas’

Uma das funcionárias, de 30 anos, que preferiu não se identificar, conta que foi demitida em 9 de novembro de 2015, mas foi informada que a empresa aguarda um repasse de dinheiro para pagar as funcionárias.

Mãe de dois filhos de 3 e 9 anos, a mulher diz que passa por necessidades e conta apenas com a ajuda dos pais para se manter. Esperando por uma resposta da empresa, ela conta que ao todo deveria receber ao menos R$ 6 mil.

“Estamos devendo cartão de crédito, as pessoas nos cobram nas ruas e dizemos que estamos esperando receber. Eles dizem que vão nos pagar na semana que vem, mas essa semana nunca chega. Não conseguimos mais nem ligar lá, quando atendem apenas dizem que não tem dinheiro. Não nos dão nenhum prazo e dizem que ainda estamos cumprindo o aviso prévio. Não sei o que fazer, tenho dois filhos e passo necessidade”, relata.

As outras duas ex-funcionárias, que também pediram para não serem identificadas, contam que foram demitidas no dia 5 de novembro de 2015 e desde então não conseguem mais contato com os responsáveis pela empresa terceirizada.

Uma das jovens, de 21 anos, conta que não recebeu nenhum documento comprovando que estava de aviso prévio. Ela diz que falta fraldas para o filho de um ano e que as contas estão acumuladas. Elas alegam ainda que a empresa não devolveu as carteiras de trabalho delas.

“Não temos nenhum documento, não nos deram nada. Já liguei procurando documentos comprovando minha demissão, mas dizem que está em Rio Branco e que devem mandar buscar, mas não resolvem. Há dois meses era para ter recebido a indenização, mas não pagam. Perguntei se tinham pelo menos uma previsão de quando sairia o dinheiro, mas não. Tenho uma filha de um ano e ela não tem fraldas e nem leite”, lamenta.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Estado reforça segurança cibernética com novas medidas de proteção

Publicado

em

O governo do Acre anuncia a aquisição de uma nova solução de segurança cibernética, como parte integrante do programa de governo digital. Coordenado pela Diretoria de Modernização e Desenvolvimento Institucional (Dirmod) da Secretaria de Estado de Administração (Sead), o investimento está alinhado com as diretrizes e políticas que visam fortalecer a segurança digital do Estado. 

Objetivo é garantir uma infraestrutura robusta e de segurança. Foto: Ascom/Sead

A evolução da rede corporativa, com a implementação avançada da segurança cibernética, ocorre desde a quinta-feira, 28, e segue até o domingo, 31. Esta etapa faz parte do planejamento estratégico de investimentos e modernização da infraestrutura tecnológica do Estado, demonstrando o compromisso contínuo com a segurança e eficiência dos serviços digitais oferecidos à população. 

De acordo com Márcio Barros, diretor de modernização da Sead, “o planejamento de investimentos e a evolução da infraestrutura tecnológica do Estado são guiados por estudos técnicos e análises contínuas. O objetivo é manter a atualização do parque tecnológico e das soluções corporativas, garantindo uma infraestrutura robusta e segura.” 

A decisão de reforçar a segurança cibernética vem em um momento crucial, considerando o aumento dos ataques cibernéticos em todo o mundo. Segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT), o Brasil subiu 53 posições no ranking mundial de cibersegurança, passando do 71º para o 18º lugar. Entretanto, o país ainda é considerado o 2º mais vulnerável aos ataques cibernéticos, de acordo com a Secretaria de Segurança da Informação e Cibernética (SSIC) do governo federal.

Para enfrentar esses desafios, Paulo Roberto Correia, secretário de administração, ressaltou que “a gestão reconhece a importância da adoção de soluções de segurança avançadas. A nova solução não apenas ampliará a identificação e detecção de ações suspeitas, mas também aprimorará as políticas de segurança, elevando o nível de proteção dos dados armazenados e em trânsito na rede.” 

Entre os benefícios esperados com a implementação da solução de segurança estão: 

 – Proteção dos portais institucionais contra ataques de “pichação virtual”; 

 – Defesa dos e-mails contra ataques de malware; 

 – Melhor gerenciamento do link de internet corporativo para garantir uma conexão mais estável; 

 – Maior controle de tráfego de rede para mitigar incidentes internos e externos; 

 – Proteção contra ataques de negação de serviço (DDoS); 

 – Garantia de disponibilidade, funcionalidade e segurança dos serviços institucionais. 

Além disso, a solução auxiliará na conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), protegendo os dados e prevenindo vazamentos. 

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura encerrou atendimento humanitário no Parque de Exposição às vítimas da enchente

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco concluiu oficialmente o atendimento humanitário no Parque de Exposição, com um custo de aproximadamente R$ 35 milhões, em despesas relacionadas à enchente e assistência aos desabrigados. A medida foi anunciada pelo prefeito, acompanhado de secretários e diretores municipais, durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde dessa terça-feira (26).

Na ocasião, o prefeito prestou contas dos trabalhos realizados nos 11 abrigos mantidos pelo Poder Público Municipal, destacando a construção de 935 boxes para abrigar famílias e 235 para animais domésticos. Ele expressou gratidão aos envolvidos e elogiou a condução das operações.

“Garantimos o recurso necessário para amenizar a situação” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Essa é minha função, minha função não é tirar fotografia dentro da água para dizer que estou ali ajudando na alagação. Ajudar na alagação é botar dinheiro e é isso que, como prefeito, eu procurei fazer, garantir o recurso necessário para amenizar a situação crítica de cada morador”, afirmou o prefeito.

Além do suporte financeiro, o Município disponibilizou o aluguel social para famílias que não puderam retornar para suas residências. As últimas famílias deixaram o parque de exposição no último sábado (23).

Os recursos enviados pelo Governo Federal serão direcionados para a segunda fase da assistência humanitária, coordenada pela Defesa Civil Municipal, que incluirá distribuição de alimentos, kits de higiene e mapeamento de áreas de risco.

Frank: “Estivemos o mais próximo possível das pessoas” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Nós tomamos a decisão de transferir o gabinete do prefeito para dentro do parque, para que pudesse estar mais próximo possível daquelas pessoas que estavam passando por situação de vulnerabilidade”, explicou Frank Lima, chefe de gabinete da prefeitura.

Os esforços foram divididos entre as secretarias, com cada uma delas responsável por uma área específica, desde os primeiros atendimentos da Defesa Civil até os cuidados com os animais pela Secretaria de Saúde.

“A Secretaria de Saúde também atendeu nos abrigos. Nós estávamos todos os dias, visitando, realizando consultas, levando atendimento a todas as pessoas que estavam abrigadas também nas escolas”, destacou Sheila Andrade, secretária municipal de Saúde.

O encerramento das atividades no parque de exposição marca uma etapa importante no apoio às famílias afetadas pela enchente, evidenciando a atuação conjunta e coordenada do poder público em momentos de crise.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre terá equipe no Campeonato Brasileiro Júnior e Elite em Palmas

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Endril Lima é um dos ciclistas acreanos na disputa do Brasileiro

O ciclismo acreano terá uma equipe na disputa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Júnior e Elite, competição programada entre os dias 26 e 30 de junho em Palmas, Tocantins.

Segundo o presidente da Federação Acreana de Ciclismo (FAC), Tuxauá Marques, os atletas foram surpreendidos com a informação no início da noite desta sexta, 28, no Parque do Tucumã.

“Convocamos os atletas para uma reunião surpresa. Eles não sabiam da formação da equipe para o Brasileiro. Sem dúvida essa é mais uma grande notícia para o nosso ciclismo na temporada de 2024”, afirmou Tuxauá Marques.

Provas definidas

Tuxauá Marques confirmou as disputas com provas de Estrada e Circuito.

“Vamos com uma equipe fortíssima para um Brasileiro com os melhores atletas. Temos uma nova geração trabalhando com estrutura e melhores condições de treinamento. A nossa meta é começar a conquistar resultados em nível nacional”, avaliou o presidente.

Equipe acreana

Alannis Victória (Viking)

Letícia Macedo (Casa Araújo)

Marcos Daniel (Viking)

Rian Pereira (Viking)

Danilo Araújo (RBR Racing)

Mauro Henrique (Honda)

Carlos Eduardo (Honda)

Endril Lima (Mega Giro)

Comentários

Continue lendo