fbpx
Conecte-se conosco

Acre

TJAC recebe visita institucional do senador Gladson Cameli

Publicado

em

Parlamentar conheceu de perto ações e projetos da atual gestão, e confirmou apoio com a destinação de emendas.

O senador da República Gladson Cameli visitou o Tribunal de Justiça do Acre, com o fito de conhecer programas e projetos desenvolvidos pela atual gestão.

Coube ao vice-presidente, desembargador Francisco Djalma, receber o parlamentar, em encontro marcado pelo interesse mútuo de se atender melhor aos anseios da população, e contribuir para o fortalecimento das ações da Magistratura Estadual.

Em um primeiro momento, as autoridades participaram de uma apresentação do projeto de implementação da infraestrutura do Parque Ecológico, que será construído na Área de Preservação Ambiental (APA), afetada à Administração do TJAC por meio do Decreto Estadual nº 4.234/2016.

Projeto semelhante também será executado na área ambiental localizada na Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul.

Os trabalhos foram pela Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), com a condução da titular Diana Braga, e a contribuição da técnica Vera Gurgel e de Gottfried Schmitz.

Os profissionais explicaram os detalhes do projeto, tecendo considerações sobre a complexidade do processo de implementação da infraestrutura necessária, já que a ideia é causar o mínimo impacto ambiental, e possibilitar a recuperação de áreas eventualmente degradadas, proteção dos cursos d´água, de espécimes da fauna e flora, etc.

Dentre outras atrações, a equipe destacou a criação de trilhas ecológicas; a urbanização de uma pequena área destinada ao Parque; e a implantação de viveiros de mudas arbóreas para reflorestament

o. E também assinalou a necessidade de apoio financeiro e institucional.

“Vocês estão de parabéns por esta iniciativa. Percebe-se que são pessoas qualificadas, de potencial, que estão à frente de um projeto tão relevante não só para o Tribunal de Justiça, mas também para a sociedade. Contem comigo, vamos avançar, quero acompanhar, auxiliar e conhecer de perto essa APA”, disse o desembargador Francisco Djalma.

Já o senador Gladson Cameli salientou que precisa ser oficialmente provocado, a fim de que possa buscar mecanismos e recursos, junto ao Governo Federal, e aos Ministérios do Meio Ambiente e da Integração. Ele demonstrou interesse e boa vontade em contribuir com ambos os projetos.

Ações do Projeto Cidadão

Em seguida, o vice-presidente e o parlamentar se reuniram com a equipe da Diretoria de Gestão Estratégica (Diges). Nesse caso, a pauta foi sobre as ações do Projeto Cidadão, cuja execução depende de parcerias institucionais e recursos, sobretudo no interior do Estado – que exige maior logística e melhor operacionalização.

A titular da Diges, Socorro Machado ressaltou que o Projeto Cidadão foi retomado pela atual gestão, e vem sendo executado em diversos municípios. Ainda segundo ela, a ideia é alcançar localidades ainda não contempladas com a iniciativa, na perspectiva de se estabelecer maior aproximação entre o Poder Judiciário e a população.

Outro projeto apresentado foi o “Casa de Justiça e Cidadania”, que seria implementado na Cidade do Povo. A ação permitiria que as pessoas tivessem acesso a diversos serviços, como conciliação e mediação; programas de Proteção à Criança e ao Adolescente; orientação jurídica voluntária; informações de utilidade pública, etc.

Gladson Cameli disse que está à disposição para colaborar com os dois projetos, e que envidará esforços nesse sentido.

Visita à decana da Corte

O senador visitou por último o gabinete da desembargadora Eva Evangelista, decana da Corte de Justiça Acreana.

O rápido encontro, além do caráter amistoso e institucional, também abordou as ações do Programa Justiça Comunitária do Tribunal, reconhecido com um dos mais importantes já desenvolvidos no Estado do Acre.

GECOM – TJAC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura encerrou atendimento humanitário no Parque de Exposição às vítimas da enchente

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco concluiu oficialmente o atendimento humanitário no Parque de Exposição, com um custo de aproximadamente R$ 35 milhões, em despesas relacionadas à enchente e assistência aos desabrigados. A medida foi anunciada pelo prefeito, acompanhado de secretários e diretores municipais, durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde dessa terça-feira (26).

Na ocasião, o prefeito prestou contas dos trabalhos realizados nos 11 abrigos mantidos pelo Poder Público Municipal, destacando a construção de 935 boxes para abrigar famílias e 235 para animais domésticos. Ele expressou gratidão aos envolvidos e elogiou a condução das operações.

“Garantimos o recurso necessário para amenizar a situação” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Essa é minha função, minha função não é tirar fotografia dentro da água para dizer que estou ali ajudando na alagação. Ajudar na alagação é botar dinheiro e é isso que, como prefeito, eu procurei fazer, garantir o recurso necessário para amenizar a situação crítica de cada morador”, afirmou o prefeito.

Além do suporte financeiro, o Município disponibilizou o aluguel social para famílias que não puderam retornar para suas residências. As últimas famílias deixaram o parque de exposição no último sábado (23).

Os recursos enviados pelo Governo Federal serão direcionados para a segunda fase da assistência humanitária, coordenada pela Defesa Civil Municipal, que incluirá distribuição de alimentos, kits de higiene e mapeamento de áreas de risco.

Frank: “Estivemos o mais próximo possível das pessoas” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Nós tomamos a decisão de transferir o gabinete do prefeito para dentro do parque, para que pudesse estar mais próximo possível daquelas pessoas que estavam passando por situação de vulnerabilidade”, explicou Frank Lima, chefe de gabinete da prefeitura.

Os esforços foram divididos entre as secretarias, com cada uma delas responsável por uma área específica, desde os primeiros atendimentos da Defesa Civil até os cuidados com os animais pela Secretaria de Saúde.

“A Secretaria de Saúde também atendeu nos abrigos. Nós estávamos todos os dias, visitando, realizando consultas, levando atendimento a todas as pessoas que estavam abrigadas também nas escolas”, destacou Sheila Andrade, secretária municipal de Saúde.

O encerramento das atividades no parque de exposição marca uma etapa importante no apoio às famílias afetadas pela enchente, evidenciando a atuação conjunta e coordenada do poder público em momentos de crise.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre terá equipe no Campeonato Brasileiro Júnior e Elite em Palmas

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Endril Lima é um dos ciclistas acreanos na disputa do Brasileiro

O ciclismo acreano terá uma equipe na disputa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Júnior e Elite, competição programada entre os dias 26 e 30 de junho em Palmas, Tocantins.

Segundo o presidente da Federação Acreana de Ciclismo (FAC), Tuxauá Marques, os atletas foram surpreendidos com a informação no início da noite desta sexta, 28, no Parque do Tucumã.

“Convocamos os atletas para uma reunião surpresa. Eles não sabiam da formação da equipe para o Brasileiro. Sem dúvida essa é mais uma grande notícia para o nosso ciclismo na temporada de 2024”, afirmou Tuxauá Marques.

Provas definidas

Tuxauá Marques confirmou as disputas com provas de Estrada e Circuito.

“Vamos com uma equipe fortíssima para um Brasileiro com os melhores atletas. Temos uma nova geração trabalhando com estrutura e melhores condições de treinamento. A nossa meta é começar a conquistar resultados em nível nacional”, avaliou o presidente.

Equipe acreana

Alannis Victória (Viking)

Letícia Macedo (Casa Araújo)

Marcos Daniel (Viking)

Rian Pereira (Viking)

Danilo Araújo (RBR Racing)

Mauro Henrique (Honda)

Carlos Eduardo (Honda)

Endril Lima (Mega Giro)

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia militar realizou passagem de comando do 5º Batalhão do Acre

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 26 de março, a Gestora de Organismos de Políticas para Mulheres (OPM), Suly Guimarães, marcou presença representando a Prefeita Fernanda Hassem na cerimônia de transição de comando do 5º Batalhão de Polícia Militar. O evento, que teve lugar em Brasiléia, foi prestigiado por diversas autoridades dos âmbitos estadual, municipal e federal.

O destaque da ocasião foi a passagem de comando do Major Wallace para o Capitão Thales Rafael, que assumirá o posto de comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar. Natural de Brasiléia, o Capitão Thales retorna à corporação pela segunda vez e expressou gratidão ao comando da Polícia Militar do Acre por confiar-lhe essa importante missão.

A cerimônia representou não apenas uma mudança de liderança na unidade militar, mas também um momento de reconhecimento e apoio das autoridades presentes às forças de segurança do estado.

Comentários

Continue lendo