fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Traficante que tentou escapar de presídio vestido de mulher é encontrado morto em cela no Rio

Publicado

em

O preso que tentou fugir do Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, vestido de mulher foi encontrado morto, na manhã desta terça-feira (6), em sua cela no presídio de segurança máxima Bangu 1.

Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Clauvino da Silva, de 42 anos, conhecido como Baixinho, teria se enforcado com um lençol.

O corpo de bombeiros foi chamado, e será realizado o registro de ocorrência. Também será instaurada uma sindicância para apurar os fatos. A Seap informou que todas as celas de Bangu 1 são individuais.

Tentativa de fuga

Na semana passada, Clauvino tentou sair pela porta da frente vestido de mulher. Segundo a Seap, o preso iria deixar a sua filha dentro da cadeia e vestiu a roupa dela para tentar a fuga.

Os inspetores penitenciários perceberam a atitude suspeita e interromperam o plano de fuga. O traficante, a sua filha e mais sete visitantes foram encaminhados à delegacia. Entre eles, estava uma grávida. Os agentes suspeitam que a máscara e os óculos entraram no presídio com ela, já que gestantes não são revistadas.

Clauvino estava condenado a 73 anos e 10 meses de prisão e tinha outra fuga em seu histórico no sistema penitenciário. Em fevereiro de 2013, Baixinho estava entre os 31 presos que fugiram do Instituto Penal Vicente Piragibe, em Gericinó. Na ocasião, ele conseguiu deixar a unidade pelo esgoto.

Clauvino, o Baixinho, tentou fugir vestido de mulher mas foi descoberto por agentes penitenciários — Foto: Divulgação/Seap

Clauvino da Silva, em destaque, tentou deixar o presídio de Bangu 3 com uma máscara de silicone — Foto: Montagem sobre foto de Divulgação/Seap

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Gladson se reúne com diretor da Globo para viabilizar divulgação de festivais indígenas

Publicado

em

Encontro com André Dias aconteceu nesta terça-feira, 7, no Rio de Janeiro.

O chefe do Executivo presenteou o representante da maior emissora do país com um kit sobre o Acre e abordou maneiras de destacar, a nível nacional as festividades indígenas do acre. Foto cedida

O governador do Acre Gladson Cameli (PP) se reuniu com o diretor executivo da Globo do Rio de Janeiro, André Dias, para viabilizar possíveis parcerias para a divulgação dos festivais indígenas que ocorrem no interior do estado.

No encontro que aconteceu esta semana, o chefe do Executivo presenteou o representante da maior emissora do país com um kit sobre o Acre e abordou maneiras de destacar, a nível nacional, a herança cultural do estado, calcada fortemente no modo de vida dos povos tradicionais.

“Esses eventos são mais do que apenas celebrações; eles são uma forma de manter vivas as tradições, o conhecimento ancestral e a ligação profunda entre as comunidades indígenas e suas terras”, pontuou Cameli, em publicação no Instagram.

Os resultados da reunião serão divulgados em breve pela assessoria do governo do estado do acre.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Chegou a hora de representar o seu estado no Prêmio Sebrae de Jornalismo

Publicado

em

Reportagens sobre empreendedorismo, inscritas no prêmio, concorrem primeiro à etapa estadual

Que tal representar o seu estado no maior prêmio de jornalismo sobre empreendedorismo? Então, fique atento porque chegou a sua hora! As inscrições para o 11º Prêmio Sebrae de jornalismo já estão abertas pelo site www.premiosebraejornalismo.com.br.

São quatro categorias para reconhecer os profissionais de imprensa que pautam os pequenos negócios: Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo. Além da grande novidade desta edição, a categoria especial Jornalismo Universitário, que irá reconhecer e incentivar novos talentos.

A premiação será realizada em três etapas: a primeira, de nível estadual, classificará os concorrentes para a etapa regional (Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste), que, por sua vez, definirá os finalistas da etapa nacional.

As pautas devem abordar aspectos ligados ao empreendedorismo, com foco nos pequenos negócios. Você tem a oportunidade de resgatar matérias e reportagens já veiculadas ou produzir novos conteúdos para concorrer. O prazo limite de veiculação é até 2 de junho de 2024.

Cada profissional poderá concorrer com até três trabalhos. No entanto, não há limite de inscrições por veículo. As mesmas regras e prazos valem para a categoria especial Jornalismo Universitário.

Serviço

São quatro categorias principais: Jornalismo em Texto, Jornalismo em Áudio, Jornalismo em Vídeo e Fotojornalismo, além da categoria especial Jornalismo Universitário.

  • Também será concedida uma premiação especial: Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo.
  • Inscrições: de 3 de abril a 3 de junho de 2024.
  • Período de veiculação dos conteúdos que podem concorrer: de 5 de junho de 2023 a 2 de junho de 2024.
  • Temas sugeridos: empreendedorismo, produtividade e competividade, inovação e startups, inclusão produtiva e sustentabilidade, transformação digital, políticas públicas e legislação, estímulo ao consumo nos pequenos negócios, e acesso a crédito.

Os interessados em participar do PSJ podem se inscrever e acessar o regulamento completo no site www.premiosebraejornalismo.com.br.

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Vereador é alvo de investigação por emprestar veículo da Câmara podendo ser condenado por improbidade administrativa

Publicado

em

O promotor de Justiça Vanderlei Batista Cerqueira enviou também um ofício ao juízo da Comarca de Capixaba, Vereador vira alvo de investigação por emprestar veículo da Câmara para condenado por tráfico

Outro caso recente de utilização do mesmo veículo por uma pessoa sem vínculo com o ente público. As informações sobre a abordagem com um novo condutor foram anexadas para apuração. Foto: divulgação 

Ascom MP/AC

Durante ação da Polícia Civil de Capixaba nesta terça-feira, 7, uma motocicleta foi apreendida após ter sido avistada sendo conduzida por um homem sem vínculos com a Câmara dos Vereadores do município. O condutor afirmou que tinha autorização do responsável legal do veículo para conduzi-lo no município.

A Promotoria já havia instaurado o procedimento a partir de outro caso recente de utilização do mesmo veículo por uma pessoa sem vínculo com a câmara de vereadores do município de capixaba. As informações sobre a abordagem com um novo condutor foram anexadas para apuração do novo caso.

Diante desse novo episódio, o promotor de Justiça Vanderlei Batista Cerqueira enviou também um ofício ao juízo da Comarca de Capixaba, solicitando informações sobre os antecedentes criminais do homem que conduzia a motocicleta nesta última abordagem, o qual, segundo informações divulgadas pela Polícia Civil, já foi condenado por tráfico de drogas.

Neste sentido o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), e Promotoria de Justiça Cumulativa de Capixaba, já deram encaminhamento aos procedimentos para apurar o ato de improbidade administrativa cometido pelo presidente da Câmara de Vereadores de Capixaba, Jair Vieira Garcia, mais conhecido como “irmão Jair”, do MDB,  acusado de emprestar ilegalmente uma motocicleta pertencente à Câmara.

O promotor ressaltou no procedimento que a conduta de emprestar a motocicleta para fins pessoais configura um ato de improbidade administrativa, conforme estabelecido pela Lei nº 8.429/92, art. 10, XIII, que proíbe o uso de veículos, máquinas, equipamentos ou materiais de propriedade ou disponíveis para entidades públicas em atividades particulares.

Comentários

Continue lendo