Com o objetivo de elaborar um plano de mídia para distribuir o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, será realizada uma reunião nesta terça-feira, (29), no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), a partir das 9 horas, com os representantes das emissoras de rádio e televisão, e às 11h com os representantes dos partidos políticos e coligações. O edital de convocação foi publicado no dia 10 de julho.

A distribuição dos horários reservados à propaganda entre os partidos e coligações observa os seguintes critérios: um terço do tempo, distribuídos igualitariamente; e dois terços, proporcional ao número de representantes na Câmara dos Deputados, considerado, no caso de coligação, a soma do número de representantes dos partidos políticos que a integrarem.

O Sistema de Horário Eleitoral, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral, é responsável pelo cálculo de distribuição de tempo do horário eleitoral gratuito entre os partidos /coligações, e pela organização do plano de mídia e montagem de escala do horário. Após definição do tempo, é feito um sorteio para a montagem da escala do horário eleitoral em rede e inserções, de tempo.

O horário eleitoral gratuito começa a ser veiculado a partir do dia 19 de agosto e vai até 2 de outubro. Caso haja segundo turno, a data limite para o começo da veiculação é no dia 11 de outubro, devendo se encerrar dois dias antes, no dia 24 de outubro.

As propagandas dos candidatos a presidente e deputado federal serão exibidas às terças e quintas-feiras e aos sábados. Os candidatos a governador, deputado estadual e senador terão a oportunidade de expor suas propostas às segundas, quartas e sextas-feiras, no rádio e na televisão.

Renata Brasileiro

Assessora de Comunicação

Comentários