urnas_misael-291709

Com informações do TRE-AC

Os 6.600 mesários convocados que atenderam ao chamado da Justiça Eleitoral no primeiro turno no Acre foram fundamentais para o êxito do primeiro turno das Eleições de 2014. A declaração é do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Adair Longuini, que reconheceu e agradeceu a dedicação dos mesários que atuaram no Estado.

“Para realizar uma eleição é necessário planejamento, recurso e principalmente mesários, sem eles não é possível ter eleição”, destacou o presidente.

Esses colaboradores da Justiça Eleitoral são convocados por juízes das Zonas Eleitorais para atuarem em 1.637 seções distribuídas em todo Estado. Muitos deles são deslocados por helicópteros da Força Aérea Brasileira para locais de difícil acesso, onde também há realização de eleição.

É o caso da servidora pública Maria Helene Silva, que atuou como mesária em seção instalada na comunidade Rio Valparaíso, em Cruzeiro do Sul.  Segundo a servidora, é uma responsabilidade muito grande ser mesária, e requer bastante treinamento.

Esse ano, todos os 101 locais considerados de difícil acesso no Acre conseguiram fazer a transmissão dos dados das urnas eletrônicas até às 20h30 do dia das Eleições. O Tribunal atribui a agilidade da transmissão ao planejamento e a preparação dos mesários.

“É a terceira vez que atuo como mesária em local de difícil acesso e felizmente nunca tive nenhum problema na hora da transmissão, que sempre ocorre em questão de segundos. Mas somos preparados para trabalhar em condições meteorológicas ruins, quando a transmissão pode ser mais trabalhosa e durar um pouco mais”, disse a mesária.

A mesária Francisca Maia de Lima, 56 anos, é mesária há 20 anos em Rio Branco. Para ela, esse é um importante ato para a sociedade.  “Sempre participo como voluntária das Eleições. Gosto de trabalhar e fazer parte desse processo de cidadania”, enfatizou

Além dos agradecimentos aos mesários pelo empenho, o TRE-AC reitera a convocação dos mesmos colaboradores para o 2º turno, no dia 26 de outubro, a fim de que continuem contribuindo para garantir a realização das Eleições no Acre.

Comentários