Conecte-se conosco

Cotidiano

Vanda Milani recebe lideranças indígenas acreanas

Publicado

em

As lideranças indígenas acreanas Avelino Kaxinawa (vereador do Jordão) e Fernando Siã (vice-prefeito do Jordão) e Auricélio Kaxinawa (vereador Santa Rosa do Purus)estiveram ,esta quarta-feira(25),em Brasília, no gabinete da deputada Vanda Milani(Solidariedade).Em pauta, demandas e reivindicações em benefício do povo indígena acreano, em especial os aldeados no Alto e Baixo Jordão e Santa Rosa do Purus . A audiência contou ainda com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani.

No encontro, o vice-prefeito Fernando Siã kaxinawa solicitou à parlamentar apoio à agricultura familiar (para geração de emprego e renda),falou das dificuldades enfrentadas no transporte para venda dos produtos agrícolas ,reivindicou pontos de internet para comunicação e construção de açudes para criação de peixes. Já o vereador Avelino pediu apoio no setor de saúde (sobretudo em termos de instrumentos) ,enquanto que o verador Auricélio pediu atenção de Vanda Milani nas áreas essenciais à população indígena de seu município.

Já o secretário Israel Milani colocou sua pasta à disposição, lembrando que sua Secretaria incorporou políticas indígenas como gestão territorial, introdução de agentes florestais e distribuição de cestas básicas às aldeias. O secretário ressaltou ainda o planejamento e realização, ainda este ano, de um Fórum Indígena (onde será debatido um cronograma de ações para os próximos 20 anos) aliado a um grande festival, ”bastando para tanto a anuência da Funai para que a gente possa ter acesso às aldeias”.

Trabalho parlamentar

Por seu lado, a deputada Vanda Milani disse estar ciente das dificuldades enfrentadas pelas comunidades indígenas, destacando os recursos por ela alocados -através de emenda parlamentar- para a construção de uma casa de passagem e aquisição de ambulância. A parlamentar lembrou ainda que assegurou um total de R$ 10 milhões para a agricultura familiar no Estado , ”restando apenas ser distribuídos segundo a necessidade dos municípios. Posso garantir que os benefícios chegarão”. Vanda Milani adiantou também que a construção de açudes e instalação de pontos de internet serão objeto de futuras emendas. E acrescentou : “Minha agenda já conta, inclusive, com visita ao Jordão e Santa Rosa no próximo mês”.

No final, o vice-prefeito Fernando Siã reivindicou ainda a instalação de 3 pólos para ensino médio e profissionalizante indígenas. Vanda Milani solicitou , então, que fosse feito um levantamento nas aldeias junto à comunidade diretamente interessada na implantação dos pólos de ensino para que pudesse levar a reivindicação ao FNDE. “Tenham certeza que vou abraçar esta causa”, garantiu.

Comentários

Cotidiano

Polícia Militar apreende mais de cinco quilos de drogas em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Assessoria de Comunicação da PMAC

Durante a “Operação Hórus”, do Governo Federal, a Polícia Militar do Acre (PMAC) apreendeu nesta quarta-feira, 19, mais de cinco quilos de drogas, em Cruzeiro do Sul. Uma pessoa foi presa.

As guarnições realizaram a abordagem a um ônibus, que faz o trajeto de Cruzeiro do Sul a Rio Branco, e encontraram em uma mochila cinco barras de maconha, do tipo conhecido como “super maconha”. A bolsa estava com um dos passageiros. Durante as buscas com apoio de um cão policial, não foi encontrado mais substâncias.

A pesagem do ilícito foi de 5,435 Kg. A ação policial contou com guarnições do 6° Batalhão de Polícia Militar, por meio do Grupo de Operações com Cães (GOC) e Pelotão Ambiental, além do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA).

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Força Nacional continua no Acre até 2023 no apoio às operações do Ibama

Publicado

em

O governo federal resolveu prorrogar por mais um ano a presença da Força Nacional em territórios da Amazônia Legal.

O objetivo é combater o desmatamento e incêndios ilegais, no apoio às operações dos órgãos de fiscalização e controle como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

A portaria é assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. O prazo de atuação é até 13 de janeiro de 2023.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Palmeiras é eleito o melhor do mundo, título inédito para o país

Publicado

em

Em 16 edições, é a primeira vez que Verdão vence disputa da IFFHS

O Mundial de Clubes da FIFA só começa no dia 3 de fevereiro, mas o Palmeiras já pode dizer que é o melhor time do planeta. Isto porque a Federação Internacional de Histórias e Estatísticas do Futebol (IFFHS, sigla em inglês) elegeu o Alviverde como o vencedor do seu ranking de 2021. Em 16 edições, esta foi a primeira vez que um clube brasileiro conquistou o prêmio.

Em 2020, o Palmeiras tinha ficado na segunda colocação, atrás do Bayern de Munique. O maior vencedor é o Barcelona (cinco vezes), seguido de Real Madrid (quatro) e Liverpool (três). Manchester United, Sevilla, Milan, Inter de Milão e Juventus levaram duas vezes. Roma, Ajax, PSG, Valencia, Atlético de Madrid e Atlético Club Nacional foram eleitos em uma oportunidade.

 

De acordo com a entindade, o ranking pretende estabelecer qual a equipe mais forte do mundo entre todas as competições, nacionais e internacionais. O resultado é definido pela soma de todos os pontos em cada competição, de janeiro a dezembro. O Palmeiras venceu duas Libertadores em 2021, a da edição de 2020, contra o Santos, no Maracanã, e a edição 2021, contra o Flamengo, em Montevidéu. Além disso, também levantou a Copa do Brasil de 2020, com final disputada contra o Grêmio em março de 2021.

Além do Palmeiras, outros brasileiros aparecem entre os primeiros da lista. O Atlético-MG, campeão brasileiro e da Copa do Brasil, foi o segundo colocado. O poderoso Manchester City, de Pep Guardiola, ficou em terceiro. Chelsea e Flamengo empataram na quarta posição. Destaque também para o Athletico-PR, que conquistou a Copa Sul-Americana e terminou na décima colocação. Confira o ranking completo da IFFHS.

 

Com informações de Agencia Brasil

Comentários

Continue lendo

Em alta