Conecte-se conosco

Extra

Variante Ômicron deixa 10 capitais em alerta crítico e intermediário

Publicado

em

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou uma nota técnica hoje (12) em que informa que um terço das unidades da federação e 10 capitais encontram-se nas zonas de alerta intermediário e crítico, segundo análise das taxas do dia 10 de janeiro em comparação com a série histórica e considerando a ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Observatório Covid-19 da Fiocruz, entre as capitais, Fortaleza (88%), Recife (80%), Belo Horizonte (84%) e Goiânia (94%) estão na zona de alerta crítico e Porto Velho (76%), Macapá (60%), Maceió (68%), Salvador (68%), Vitória (77%) e Brasília (74%) na zona de alerta intermediário.

Segundo a análise, até o momento, o patamar de leitos é diferente do verificado em 2021, mas a fundação alerta para um crescimento nas taxas de ocupação de leitos de UTI diante da ampla e rápida proliferação da variante Ômicron no Brasil. Entretanto a Fiocruz avalia que “menções a um possível colapso no sistema de saúde, neste momento, são incomparáveis com o que foi vivenciado em 2021”.

De acordo com os pesquisadores do Observatório Covid-19, o número de internações em UTI hoje ainda é predominantemente muito menor do que aquele observado em 2 de agosto do ano passado, por exemplo, quando leitos começavam a ser retirados, mas ressalta que o grande volume de casos já está demandando de gestores atenção e o acionamento de planos de contingência.

“Sem minimizar preocupações com o novo momento da pandemia, consideramos fundamental ratificar a ideia de que temos um outro cenário com a vacinação e as próprias características das manifestações da covid-19 pela Ômicron. Não podemos deixar de considerar o fato de a ocupação de leitos de UTI hoje também refletir o uso de serviços complexos requeridos por casos da variante Delta e casos de Influenza”, disseram os pesquisadores.

Os pesquisadores alertam ainda que é importante também reorganizar a rede de serviços de saúde por conta dos desfalques de profissionais afastados por contrair a infecção, garantir a atuação eficiente da atenção primária em saúde no atendimento a pacientes empregando, por exemplo, teleatendimento, e prosseguir com a vacinação da população.

Comentários

Extra

Bombeiros do Acre resgatam brasileiro no lado boliviano vítima de espancamento

Publicado

em

 

Um caso inusitado foi registrado na manhã desta quinta-feira, dia 20, por volta das 9h00, quando a guarnição do Corpo Bombeiros do 5°Batalhão localizada na cidade de Epitaciolândia, foi acionada para fazer o resgate de um cidadão.

Foi quando souberam que brasileiro que se encontrava desacordado e com suspeitas de agressão física na cidade de Cobija-Pando, lado boliviano. O homem que aparentava idade entre 20 e 40 anos, não portava documentos e acreditam que tenha sido agredido pela madrugada.

Outro fato que ocorre no lado boliviano, é que o hospital boliviano não recebe vítimas brasileiras sem acompanhantes, sendo necessário que a equipe de Bombeiros realizasse o resgate do mesmo, transportando a vítima até o hospital de Brasiléia.

A vítima estava desorientada e com hematomas no rosto e ainda não se sabe de outros ferimentos pela região do corpo. O homem recebeu os primeiros socorros no local e depois foi encaminhado ao Pronto Socorro de Brasileia, onde recebeu os devidos cuidados.

A guarnição dos bombeiros de Epitaciolândia teve o apoio da equipe de Bombeiros de Cobija. Somente após melhoras do homem, que não corre risco de morte, poderão saber o que ocorreu contra sua pessoa.

Comentários

Continue lendo

Extra

Populares encontram colono morto debaixo de moto próximo de Assis Brasil

Publicado

em

A autoridades policiais do município de Assis Brasil, localizado na tríplice fronteira acreana distante 330km da Capital, está investigando a morte de um colono registrada na delegacia nesta quarta-feira, dia 19.

Vítima foi localizado apor terceiros e caso está sob instigação.

Segundo foi apurado até o momento, foi registrado no Boletim de Ocorrência pela Polícia Militar, que receberam uma denuncia de haviam localizado o corpo de um homem no km 14 da BR 317 (Estrada do Pacífico), sentido Assis Brasil/Brasiléia.

A cena mostrava um homem já sem vida debaixo de uma moto modelo Honda/Bros, que ainda estaria sem placa. Foi constatado que o homem ainda estava de posse de carteira pessoal com dinheiro e celular.

Ao retirarem a carteira para averiguar quem seria o homem, foi identificado como Jorlande Freiras do Nascimento, de 38 anos, natural do município. Nos primeiros levantamentos realizados pela guarnição da Polícia Militar, se acredita que a vítima poder ter sido vítima de um acidente com a moto, após não conseguir desviar de buracos no asfalto, caiu fora da estrada durante a madrugada.

O caso foi passado para delegacia do Município, que irá abrir uma investigação sobre o sinistro. Não foi informado se o corpo foi conduzido ao IML na Capital para os procedimentos e possível comprovação da morte e depois liberado aos familiares.

 

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Paróquia de Epitaciolândia mantém programação para as festividades de São Sebastião

Publicado

em

A paróquia de São Sebastião de Epitaciolândia, localizada a 240km da capital do Acre, estará mantendo sua programação para esta quinta-feira, dia 20, quando se celebra o dia do Santo, que é padroeiro de vários municípios do Estado acreano.

Diferente do município de Xapuri, que irá realizar uma carreata ao invés da procissão que está suspensa pelo segundo ano consecutivo devido a pandemia, a programação será mantida em Epitaciolândia.

Durante a tarde desta quinta-feira, acontecerá quatro missas em Xapuri e em Epitaciolândia, será apenas uma a partir das 15 horas. Em seguida, haverá a procissão a pé (peregrinação) pelas principais ruas do centro comercial, retornando para a Igreja.

A programa do dia do padroeiro de Epitaciolândia, teve início no mês de janeiro com várias atividades, além de novenários do dia 11 até esse dia 19. No decorrer do dia de hoje e a noite, acontecerá o tradicional arraial, bingo, além de eventos esportivos e festa de rodeio com escolha da rainha.

Lembrando que todos devem manter os cuidados sanitários, como usar máscara e álcool em gel e se possível, o distanciamento. Segundo foi informado, o bingo será realizado via on-line, uma forma de evitar aglomeração.

Comentários

Continue lendo

Em alta