fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Vereadores reivindicam melhorias para Brasileia na 26ª sessão ordinária

Publicado

em

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Com a presença dos senhores vereadores havendo o número regimental e sobre a proteção de Deus, foi declarada aberta a 26ª sessão ordinária do 1ª ano legislativo da 13ª legislatura, na câmara municipal de Brasileia.

Senhora Odete representante da Capeb - Foto: Assessoria

Senhora Odete representante da Capeb – Foto: Assessoria

Atendendo ao convite da câmara municipal de Brasileia através da solicitação da vereadora Tereza Xavier PT a senhora Odete representante da capeb no município de Brasileia participou e esclareceu alguns problemas que já vem se arrastando a 6 anos da antiga CAPEB cooperativa dos pequenos produtores de Brasileia.

Odete falou que 15 associados estão inadimplente por consequência de um debito feito anteriormente e de forma a ilegal, sendo assim todos os sócios foram prejudicados e estão proibidos a acessar qualquer credito até hoje.  Falou também que representante da cooperativa já tentaram providenciar um advogado mais por questões de o serviço custar cerca de 45 mil reais os cooperados não tem condições de arcar com as despesas. Destacou que por garantia os bens da capeb estão todos penhorados.

Grande Expediente:

Vereador Bil - PMDB

Vereador Bil – PMDB

Vereador Bil – PMDB

O primeiro vereador a usar a tribuna foi o vereador Bil rocha, agradeceu a presença de todos, falou sobre a vindo do senador Sergio Petecão e das emenda que o senador destinou para o município de Brasileia.

  1. Em sua primeira indicação solicitou que a Prefeitura realize limpeza na rua Marechal Rondon.
  2. Pediu que a secretaria de obras concerte um cano estourado na rua 12 de outubro residência da senhora Josemar Bairro três botequins.
  3. Finalizou solicitando que a secretaria de obra realize limpeza nas ruas da mangueira e José de Paulo Bairro Ferreira Silva.
Vereadora Erizete Lima - PT

Vereadora Erizete Lima – PT

Vereadora Erizete Lima – PT

Elizete agradeceu ao público presente. Mencionou a vinda do senador Sergio Petecão no município. Demonstrou a insatisfação pelo depoimento do senador onde disse que “os vereadores do PT só sabem cobrar mais quando é para acompanhar uma ação do executivo não aparece nenhum”. Falou da visita que fez no ramal do 13. Criticou a programação da prefeitura na semana da pátria onde segundo a vereadora foi vazio a programação. Parabenizou o governo e DERACRE pelos recursos disponível para a construção das pontes do riozinho e Igarapé Gloria km 52. Destacou sobre a taxa de IPTU disse que os esclarecimentos do coordenador do setor de cadastro não foram convincente.

  1. Em uso a tribuna a vereadora Solicitou que a secretaria de obras realize manutenção e melhorias no ramal do km 13 e linha 9.
  2. Pediu que a prefeitura priorize a melhoria do ramal linha 9 e comunidade princesa o ramal está crítico.
  3. Indicou que a prefeitura realize a abertura no ramal do senhor João de deus km 05 ramal da esperança.
  4. Concluiu pedindo que a Prefeitura tome providências na iluminação pública no Bairro El dourado.
Vereadora Fernanda Hassem - PT

Vereadora Fernanda Hassem – PT

Vereadora Fernanda Hassem – PT

Agradeceu a presença de todos na plateia, os ouvintes no mercado municipal. Falou também da vinda do senador Sergio Petecão no município de Brasileia. A vereadora lembrou que no terceiro mandato na política só agora o senador veio ao município. Destacou o encontro do ministro da previdência social senhor Garibaldi filho para reinauguração do INSS. A vereadora lembrou da vinda do coordenador do setor de cadastro na sessão de semana passada. “Não me convenceu esse aumento na taxa de IPTU sem que os investimentos cheguem ao município” disse a vereadora. Abordou também a preocupação de pais de alunos das escolas Getúlio Vargas e vitória salvatirra, quando denuncia o descontroles no transito daquela avenida.

  1. Ao usar a tribuna a vereadora fez sua primeira indicação solicitando que a prefeitura realize o concerto da Van que presta serviço para a assistência social.
  2. Solicitou também que a prefeitura tome providências com relação ao abastecimento de agua do Bairro São João.
  3. Pediu que a prefeitura tome providências com relação a rua Pedro alexandrino principalmente as calçadas que estão deterioradas.
  4. Sugeriu que a secretaria de obras tome providencias com um esgoto sem tampa em frente à escola I.O.P está ocasionando perigo e desconforto aos estudantes.
  5. Sugeriu que o corpo de bombeiros retire uma castanheira que caio e pegou fogo próximo ao senhor Arlindo Reis km 38.
  6. Pediu que a secretaria de obras agilize os reparos na rua Generalíssimo Deodoro.
  7. Solicitou que a prefeitura construa um espaça maior e mais confortável para os taxistas principalmente na praça do seringueiro.
  8. Concluiu Indicando que a prefeitura acelere os investimentos no loteamento 28 de maio.
Vereador Naldo Rufino - PP

Vereador Naldo Rufino – PP

Vereador Naldo Rufino – PP

Agradeceu ao público. Abordou o também o tema Getúlio Vargas e vitória Salvatiera e do risco que aquelas crianças estão correndo na hora da saída por questão da alta velocidade dos carros. Parabenizou o superintendente do INCRA o senhor Idesio Franklin pela trabalhos frente a instituição.  Falou do transtornos que os associados da CAPEB estão passando por estarem inadimplente.

Vereador Rosildo Rodrigues - PT

Vereador Rosildo Rodrigues – PT

Vereador Rosildo rodrigues – PT

Agradeceu ao público presente. falou dos investimento do governo do estado para o produtor rural. falou do seguimento de produção de abelhas e produção de café para a região. Falou que esteve no ramal do 59 e presenciou a má qualidade dos serviços realizado pela prefeitura.

  1. Indicou que a prefeitura agilize imediatamente a construção de 79 moradia. Segundo o vereador o projeto foi aprovado e não foi iniciado.
  2. Solicitou que a prefeitura tome previdência com o lixão de Brasileia.
  3. Concluiu Indicando que o IMAC licencia os moradores do assentamento porto Carlos com a reutilização de madeiras.
Vereadora Tereza Xavier - PT

Vereadora Tereza Xavier – PT

Vereadora Tereza Xavier – PT

Iniciou agradecendo a vinda do ministro Garibaldi filho. Destacou a nova reforma do INSS no município de Brasileia. Reconheceu o empenho de ex-prefeita Leila Galvão pelo recursos que conseguiu para a reforma do novo prédio do INSS. Falou da vinda do senador Sergio Petecão, comentou sobre o depoimento que o senador fez contra os vereadores do PT, segundo a vereadora o senador foi infeliz quando disse que “os vereadores do PT só sabem cobrar, mas quando é para acompanhar os benefícios do município nenhum aparece”.

  1. Em uso a tribuna a vereadora pediu que a Prefeitura providencie lixeiro para a avenida rui Lino.
  2. Indicou que o Setor de cadastro junto com a prefeitura indeniza duas casa na saída da rua Manoel fiesca Bairro El Dourado.
  3. Finalizou solicitando que o Setor de cadastro providencia funcionários para fazer o recadastramento dos ITR do moradores da zona rural.
Vereador Mario Jorge - PSB

Vereador Mario Jorge – PSB

Vereador Mario Jorge – PSB

Agradeceu ao público presente aos ouvintes do mercado municipal. Destacou o serviço de péssima qualidade prestado pelo hospital de Brasileia.

  1. Ao usar a tribuna o vereador Solicitou que o IMAC faça uma fiscalização no loteamento 28 de maio.
  2. Pediu que a Prefeitura providencie a abertura de um braço de ramal no 59 que ligará o ramal principal até a residência do senhor João paizinho.
  3. Solicitou que a secretaria de saúde do estado contrate um Neuro Pediatra para atender no estado do Acre.
  4. Concluiu solicitando que a secretaria de estado esclareça o mal serviço prestado e a falta de material para realizar exames de laboratório no hospital Raimundo Chaar de Brasileia.

ASSESSORIA – C.M.B

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente do TJAC articula com prefeito de Cruzeiro do Sul sobre Família Acolhedora

Publicado

em

Por

Entre as pautas para o fortalecimento institucional, a desembargadora-presidente tratou sobre o programa Família Acolhedora

Em agenda no Juruá, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari visitou nesta quarta-feira, 24, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima. A magistrada esteve acompanhada da juíza de Direito titular Gláucia Gomes, da Comarca de Mâncio Lima, e do juiz de Direito substituto da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Cruzeiro do Sul, Luís Rosa.

Entre as pautas para o fortalecimento institucional, a desembargadora-presidente tratou sobre o programa Família Acolhedora, que seleciona famílias e fornece capacitação para que essas famílias recebam, em suas residências, até duas crianças, em regime de guarda provisória. O programa é executado pela Prefeitura de Rio Branco em parceria com o TJAC, e a desembargadora-presidente, entusiasta nas causas da criança e do adolescente, dialogou com o prefeito de Cruzeiro do Sul para que ele também faça parte da ação.

“Não há restrições de gênero, raça ou orientação sexual, apenas é preciso cuidar, dar carinho e ter disponibilidade para atender temporariamente a criança ou adolescente. Contamos muito com a adesão da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. O prefeito apresentou interesse na causa e vamos alinhar a questão”, disse a desembargadora.

Os juízes de Direito que acompanharam a presidente na agenda também compartilharam situações de famílias que acolhem as crianças e adolescentes em vulnerabilidade tanto no município de Mâncio Lima quanto em Cruzeiro do Sul.

O prefeito agradeceu pela visita, mostrou interesse em aderir à causa como forma de demonstrar respeito e inclusão permitindo que os jovens possam ter a esperança de uma vida melhor e garantiu que o assunto estará sendo trabalhado pela equipe da Assessoria Jurídica do município.

Estiveram presentes na agenda o secretário de Gestão, Matheus Lima; o secretário da Casa Civil, Ney Wilian; o secretário de Comunicação Chico Melo, e a controladora-geral, Marcelle Martins.

Família Acolhedora

O trabalho tem a missão de propiciar que crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade, sejam recebidas em um lar e não direcionadas para instituições. Assim, essas crianças ou adolescentes ficam provisoriamente com famílias acolhedoras pelo período que se busca a reintegração na família biológica.

Em Rio Branco, é oferecida uma bolsa-auxílio de um salário mínimo, para os cuidados necessários do infante.

Os participantes precisam estar sempre cientes de que o serviço de acolhimento familiar é, por natureza, provisório, uma vez que a qualquer momento a criança ou adolescente acolhido pode ser reinserido na família de origem, se houver a possibilidade. Portanto, ao entrar para o programa o participante deve saber que os laços afetivos devem ser construídos com base na devolução futura do menor ao núcleo familiar biológico.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Asfalta Rio Branco mostra resultado de trabalho em vários bairros da cidade

Publicado

em

Por

O programa Asfalta Rio Branco da prefeitura da capital vem demonstrando resultados positivos em todos os bairros da cidade. Exemplo disso pode ser visto na Avenida Amadeu Barbosa, onde os trabalhos de tapa-buraco, remendo profundo e capa asfáltica estão em pleno andamento. Em toda avenida, os pontos comprometidos terão intervenção da empresa construtora GBM, contratada pela prefeitura.

“Temos que aproveitar o verão para fazer um bom trabalho”  (Foto: Rodilson Bardales/Assecom)

O encarregado de obras, Teomarcos Silva, falou dos resultados até aqui.

“O verão está chegando aí para dar continuidade a essas obras. Aproveitar o verão que é muito curto no nosso estado. Então a gente tem que aproveitar o máximo para fazer um bom trabalho e aproveitar bem essa parte do verão.”

Já no Bairro Santa Helena, na regional Vila Acre, a rua Rosa de Saron com a Jerusalém está em fase final. No local, a empresa Impacto Terraplenagem e Construção está com quatro frentes de serviço, com mais de 40 homens trabalhando, além de máquinas pesadas. Mais de trezentas toneladas de asfalto estão sendo aplicadas em tapa-buraco, remendo profundo e capa asfáltica, trabalho bem feito que tem agradado quem mora no bairro.

“Graças a Deus, está bom, estava muito ruim. Agora está melhorando, indo pra frente.  Estão mexendo em toda a rua aqui no bairro. Começou lá embaixo, agora está chegando aqui já”, disse o aposentado, Rubens Luiz.

Fabiana: “Hoje concluimos essa primeira etapa” (Rodilson Bardales/Assecom)

Segundo a engenheira civil da empresa Impacto, Fabiana Barroso, desde o dia 8 de abril, a equipe responsável pelo serviço de tapa-buracos entrou em ação no bairro Santa Helena seguindo as prioridades estabelecidas pela prefeitura focando, segundo ela, principalmente os corredores de ônibus. A primeira etapa está prestes a ser concluída, com planos de avançar para a Vila Acre.

“Nesse momento, a gente já está concluindo. Hoje a gente conclui essa primeira etapa e, amanhã, se tudo der certo, nós já vamos entrar na Vila Acre, trabalhando na travessa do Mineiro e, em seguida, na travessa Bom Jesus.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Sistema de coleta e tratamento de esgoto do loteamento Portal Ipê é reativado

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), reativou as elevatórias do Portal Ipê I e II e a Estação de Tratamento de Esgoto (Ete). Devido a furtos e vandalismo, o sistema que compõe a coleta e o tratamento de esgoto da capital estava parado.

O Saerb tem buscado melhorias no esgotamento sanitário, com ativação de estações que não funcionavam. Essas reformas das elevatórias foram custeadas integralmente com recursos próprios do município, vindos de arrecadação da fatura de esgoto que a população contribui.

De acordo com o diretor-presidente, Enoque Pereira, o município tem investido em melhorias para aumentar o tratamento de esgoto.

“Estamos visando elevar o percentual de tratamento em prol da população. Uma vez que na reversão do sistema, apenas 2,6% do esgoto era tratado, mas as ações já estão acontecendo e evoluindo”, explica.

Segundo o engenheiro sanitarista ambiental do Saerb, Jorginey Araújo, o sistema de tratamento trabalha com 15 litros por segundo, atendendo cerca de 400 lotes.

“Os empreendimentos que foram revitalizados vão atender uma população de mais de 1.200 pessoas e a gerência técnica de esgoto do Saerb pretende continuar com as revitalizações de novos empreendimentos como Jacarandá e o Cabreúva”, afirma.

As estações elevatórias e as Ete’s desempenham um papel importante na coleta, transporte e tratamento adequado do esgoto, contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente, a higiene e a saúde pública.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo