Conecte-se conosco

Acre

Vereadores reivindicam melhorias para Brasileia na 26ª sessão ordinária

Publicado

em

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Com a presença dos senhores vereadores havendo o número regimental e sobre a proteção de Deus, foi declarada aberta a 26ª sessão ordinária do 1ª ano legislativo da 13ª legislatura, na câmara municipal de Brasileia.

Senhora Odete representante da Capeb - Foto: Assessoria

Senhora Odete representante da Capeb – Foto: Assessoria

Atendendo ao convite da câmara municipal de Brasileia através da solicitação da vereadora Tereza Xavier PT a senhora Odete representante da capeb no município de Brasileia participou e esclareceu alguns problemas que já vem se arrastando a 6 anos da antiga CAPEB cooperativa dos pequenos produtores de Brasileia.

Odete falou que 15 associados estão inadimplente por consequência de um debito feito anteriormente e de forma a ilegal, sendo assim todos os sócios foram prejudicados e estão proibidos a acessar qualquer credito até hoje.  Falou também que representante da cooperativa já tentaram providenciar um advogado mais por questões de o serviço custar cerca de 45 mil reais os cooperados não tem condições de arcar com as despesas. Destacou que por garantia os bens da capeb estão todos penhorados.

Grande Expediente:

Vereador Bil - PMDB

Vereador Bil – PMDB

Vereador Bil – PMDB

O primeiro vereador a usar a tribuna foi o vereador Bil rocha, agradeceu a presença de todos, falou sobre a vindo do senador Sergio Petecão e das emenda que o senador destinou para o município de Brasileia.

  1. Em sua primeira indicação solicitou que a Prefeitura realize limpeza na rua Marechal Rondon.
  2. Pediu que a secretaria de obras concerte um cano estourado na rua 12 de outubro residência da senhora Josemar Bairro três botequins.
  3. Finalizou solicitando que a secretaria de obra realize limpeza nas ruas da mangueira e José de Paulo Bairro Ferreira Silva.
Vereadora Erizete Lima - PT

Vereadora Erizete Lima – PT

Vereadora Erizete Lima – PT

Elizete agradeceu ao público presente. Mencionou a vinda do senador Sergio Petecão no município. Demonstrou a insatisfação pelo depoimento do senador onde disse que “os vereadores do PT só sabem cobrar mais quando é para acompanhar uma ação do executivo não aparece nenhum”. Falou da visita que fez no ramal do 13. Criticou a programação da prefeitura na semana da pátria onde segundo a vereadora foi vazio a programação. Parabenizou o governo e DERACRE pelos recursos disponível para a construção das pontes do riozinho e Igarapé Gloria km 52. Destacou sobre a taxa de IPTU disse que os esclarecimentos do coordenador do setor de cadastro não foram convincente.

  1. Em uso a tribuna a vereadora Solicitou que a secretaria de obras realize manutenção e melhorias no ramal do km 13 e linha 9.
  2. Pediu que a prefeitura priorize a melhoria do ramal linha 9 e comunidade princesa o ramal está crítico.
  3. Indicou que a prefeitura realize a abertura no ramal do senhor João de deus km 05 ramal da esperança.
  4. Concluiu pedindo que a Prefeitura tome providências na iluminação pública no Bairro El dourado.
Vereadora Fernanda Hassem - PT

Vereadora Fernanda Hassem – PT

Vereadora Fernanda Hassem – PT

Agradeceu a presença de todos na plateia, os ouvintes no mercado municipal. Falou também da vinda do senador Sergio Petecão no município de Brasileia. A vereadora lembrou que no terceiro mandato na política só agora o senador veio ao município. Destacou o encontro do ministro da previdência social senhor Garibaldi filho para reinauguração do INSS. A vereadora lembrou da vinda do coordenador do setor de cadastro na sessão de semana passada. “Não me convenceu esse aumento na taxa de IPTU sem que os investimentos cheguem ao município” disse a vereadora. Abordou também a preocupação de pais de alunos das escolas Getúlio Vargas e vitória salvatirra, quando denuncia o descontroles no transito daquela avenida.

  1. Ao usar a tribuna a vereadora fez sua primeira indicação solicitando que a prefeitura realize o concerto da Van que presta serviço para a assistência social.
  2. Solicitou também que a prefeitura tome providências com relação ao abastecimento de agua do Bairro São João.
  3. Pediu que a prefeitura tome providências com relação a rua Pedro alexandrino principalmente as calçadas que estão deterioradas.
  4. Sugeriu que a secretaria de obras tome providencias com um esgoto sem tampa em frente à escola I.O.P está ocasionando perigo e desconforto aos estudantes.
  5. Sugeriu que o corpo de bombeiros retire uma castanheira que caio e pegou fogo próximo ao senhor Arlindo Reis km 38.
  6. Pediu que a secretaria de obras agilize os reparos na rua Generalíssimo Deodoro.
  7. Solicitou que a prefeitura construa um espaça maior e mais confortável para os taxistas principalmente na praça do seringueiro.
  8. Concluiu Indicando que a prefeitura acelere os investimentos no loteamento 28 de maio.
Vereador Naldo Rufino - PP

Vereador Naldo Rufino – PP

Vereador Naldo Rufino – PP

Agradeceu ao público. Abordou o também o tema Getúlio Vargas e vitória Salvatiera e do risco que aquelas crianças estão correndo na hora da saída por questão da alta velocidade dos carros. Parabenizou o superintendente do INCRA o senhor Idesio Franklin pela trabalhos frente a instituição.  Falou do transtornos que os associados da CAPEB estão passando por estarem inadimplente.

Vereador Rosildo Rodrigues - PT

Vereador Rosildo Rodrigues – PT

Vereador Rosildo rodrigues – PT

Agradeceu ao público presente. falou dos investimento do governo do estado para o produtor rural. falou do seguimento de produção de abelhas e produção de café para a região. Falou que esteve no ramal do 59 e presenciou a má qualidade dos serviços realizado pela prefeitura.

  1. Indicou que a prefeitura agilize imediatamente a construção de 79 moradia. Segundo o vereador o projeto foi aprovado e não foi iniciado.
  2. Solicitou que a prefeitura tome previdência com o lixão de Brasileia.
  3. Concluiu Indicando que o IMAC licencia os moradores do assentamento porto Carlos com a reutilização de madeiras.
Vereadora Tereza Xavier - PT

Vereadora Tereza Xavier – PT

Vereadora Tereza Xavier – PT

Iniciou agradecendo a vinda do ministro Garibaldi filho. Destacou a nova reforma do INSS no município de Brasileia. Reconheceu o empenho de ex-prefeita Leila Galvão pelo recursos que conseguiu para a reforma do novo prédio do INSS. Falou da vinda do senador Sergio Petecão, comentou sobre o depoimento que o senador fez contra os vereadores do PT, segundo a vereadora o senador foi infeliz quando disse que “os vereadores do PT só sabem cobrar, mas quando é para acompanhar os benefícios do município nenhum aparece”.

  1. Em uso a tribuna a vereadora pediu que a Prefeitura providencie lixeiro para a avenida rui Lino.
  2. Indicou que o Setor de cadastro junto com a prefeitura indeniza duas casa na saída da rua Manoel fiesca Bairro El Dourado.
  3. Finalizou solicitando que o Setor de cadastro providencia funcionários para fazer o recadastramento dos ITR do moradores da zona rural.
Vereador Mario Jorge - PSB

Vereador Mario Jorge – PSB

Vereador Mario Jorge – PSB

Agradeceu ao público presente aos ouvintes do mercado municipal. Destacou o serviço de péssima qualidade prestado pelo hospital de Brasileia.

  1. Ao usar a tribuna o vereador Solicitou que o IMAC faça uma fiscalização no loteamento 28 de maio.
  2. Pediu que a Prefeitura providencie a abertura de um braço de ramal no 59 que ligará o ramal principal até a residência do senhor João paizinho.
  3. Solicitou que a secretaria de saúde do estado contrate um Neuro Pediatra para atender no estado do Acre.
  4. Concluiu solicitando que a secretaria de estado esclareça o mal serviço prestado e a falta de material para realizar exames de laboratório no hospital Raimundo Chaar de Brasileia.

ASSESSORIA – C.M.B

 

Comentários

Acre

Avião que havia saido de Rio Branco arremete a segundos do pouso em Guarulhos por ter outra aeronave na pista

Publicado

em

Mais um registro em vídeo captado nesta semana no Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Guarulhos (SP), mostra uma bonita cena de arremetida e um exemplo prático de como funcionam os procedimentos de segurança da aviação nas operações de pouso.

Diante da aproximação de uma aeronave da Latam para o toque pela cabeceira, enquanto outra ainda não tinha liberado a pista, o controlador de tráfego aéreo instrui os pilotos a iniciarem uma arremetida, que aconteceu já em baixa altura, há poucos segundos do pouso.

Os controladores de tráfego aéreo sempre buscam garantir a separação entre as aeronaves para haver tempo suficiente para que a pista esteja livre quando a próxima chega, porém, não é tão incomum ocorrerem situações como esta do vídeo, tanto aqui no Brasil quanto em vários outros aeroportos pelo mundo, especialmente nos que possuem intenso tráfego aéreo.

Como sempre, vale lembrar que a arremetida é um procedimento comum na aviação, devidamente treinado pelos pilotos, que visa a garantir a segurança quando, durante a aproximação e o pouso, algo está fora do padrão ou haja possibilidade de sair do padrão.

Além da chamada “aproximação perdida”, também é interessante notar no vídeo a etapa seguinte, quando o controlador de tráfego informa aos pilotos da Latam para manterem contato visual com um avião Boeing 737, que havia decolado um pouco antes, portanto, ainda estava nas proximidades. Este procedimento também visa a aumentar a segurança de voo, já que ajuda a garantir que os pilotos tenham consciência situacional para manterem a separação adequada em relação à outra aeronave no ar.

A aeronave envolvida na arremetida foi o Airbus A320 da Latam registrado sob a matrícula PR-MHK. Ele chegava na tarde da quarta-feira, 26 de janeiro, no voo LA-3064, que havia partido de Rio Branco, no Acre. Na pista, estava um ATR-72 da VoePass, que havia chegado no voo 2Z-2261, com origem em Joinville, Santa Catarina.

Após a arremetida, os pilotos da Latam realizaram novo procedimento de aproximação e o pouso foi completado cerca de 13 minutos após.

Comentários

Continue lendo

Acre

Emenda do deputado José Bestene garante regularização fundiária do bairro Eldorado em Brasileia

Publicado

em

Por Assessoria

Cerca de 1.500 pessoas que residem no bairro Eldorado, em Brasileia, serão beneficiadas com uma emenda de R$ 220 mil de autoria do deputado José Bestene (Progressistas). O dinheiro será utilizado para a regularização fundiária do bairro, atendendo a cerca de 500 famílias com títulos definitivos de propriedade de seus terrenos. Nenhum desses lotes possui o documento de acordo com o Iteracre (Instituto de Terras do Estado do Acre).

“Esta é uma demanda da população daquele bairro que precisa destes papeis para ter a segurança de habitar em casa própria, poder investir na reforma ou ampliação com tranquilidade e até para usar o imóvel como garantia para obter financiamentos”, comenta Bestene. De acordo com ele, a emenda destina os recursos para o Iteracre, órgão responsável pela regularização fundiária urbana e rural do Estado. “Cada família receberá o seu título sem nenhuma despesa”, explica o parlamentar.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ifac abre seleção com 520 vagas de cursos superiores em cinco municípios do Acre

Publicado

em

Já estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2022 de cursos superiores do Instituto Federal do Acre (Ifac). São 520 vagas para os campus de Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

Para se inscrever, basta acessar o site https://web.ifac.edu.br/processoseletivo/, clicar em “Inscreva-se Aqui” e depois selecionar o item referente aos cursos de graduação. A seletiva será realizada com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos anos 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021. As inscrições seguem até o dia 18 de fevereiro.

De acordo com edital, a classificação dos candidatos será realizada com base na soma das notas obtidas nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Redação, do Enem informado pelo candidato, no momento da inscrição.

O resultado preliminar está previsto para ser divulgado no dia 21 de fevereiro, após às 17h. Os candidatos que tiverem interesse em interpor recurso deverão apresentar documentação no dia 22 de fevereiro. O resultado final e a convocação para matrícula serão publicados em 24 de fevereiro.

Comentários

Continue lendo

Em alta