Conecte-se conosco

Flash

Xapuri vai ter carnaval fora de época neste fim de semana

Publicado

em

Por Raimari Cardoso-AC24Horas

Um evento resultante de um projeto proposto à Lei Aldir Blanc, que deveria ter sido executado no ano passado, mas que foi prorrogado por conta da pandemia de Covid-19, voltou a ser motivo de discussão em Xapuri nesta semana. Denominada Carnaval fora de Época, a atividade está marcada para acontecer nesta sexta-feira (10) e neste sábado (11) na Praça de Eventos da cidade.

A discussão ocorre porque mesmo estando na chamada Bandeira Verde do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, o município de Xapuri voltou a registrar novos casos da doença na primeira semana de dezembro, chegando a cinco notificações nos últimos sete dias com duas internações, de acordo com o médico Erasmo Vidal que atua na linha de frente na cidade.

“Quero deixar aqui a minha insatisfação referente ao carnaval fora de época em Xapuri. Temos casos positivos de Covid-19 em aumento na cidade, 5 nos últimos 7 dias com 2 internados, e com certeza a situação só vai aumentar. Eventos pequenos, normais, mas festas em grandes proporções, ainda NÃO!”, disse ele em uma rede social.

Procurado, o prefeito Ubiracy Vasconcelos confirmou que o evento está autorizado, disse que está seguindo as resoluções do Pacto Acre sem Covid e que se tomar qualquer medida de restrição terá de ser para todos. “Bares, igrejas e estádios”. Segundo ele, a Bandeira Verde permite a realização de eventos em espaços abertos e fechados.

“Não posso usar dois pesos e duas medidas. Respeito e sou agradecido ao Erasmo (médico), grande parceiro no combate à Covid-19, porém os casos que estão acontecendo tem atingido em grande parte aqueles que não se vacinaram. É a informação que chegou até mim. Independentemente de quem são as pessoas, preciso de amparo legal no pacto de combate à Covid-19”, disse.

ac24horas também conversou com o autor do projeto e organizador do evento, Jair Pacífico. Ele disse que tudo está sendo preparado para o carnaval fora de época de acordo com o que permite o atual estágio do acompanhamento da Covid-19. De acordo com ele, o evento só será adiado novamente se a faixa voltar a mudar.

“Se chegar a mudar a faixa, a gente adia e vamos tentar fazer em um lugar menor. A gente vai fazer porque é uma lei federal que veio para ajudar os músicos e todos aqueles que trabalham na área musical, então estamos gerando emprego, sem contar que será uma atividade muito boa para a cidade”, afirmou o promotor de eventos.

A prefeitura de Xapuri também mantém anunciada a festa de réveillon na virada do ano. Após o governo do estado retroceder e cancelar a festa que seria realizada em Rio Branco em parceria com a prefeitura da capital, a assessoria do prefeito Bira Vasconcelos disse que o evento seria reavaliado, mas que, por enquanto, estava confirmado.

Um dos municípios de maior incidência de Covid-19 no Acre e o de maior quantidade de casos em números absolutos na regional do Alto Acre, Xapuri não registrava nenhum caso há mais de três meses. A ocorrência de novos casos acendeu um alerta, na saúde local, mas a situação ainda é considerada tranquila, de acordo com a direção municipal de Atenção Básica em Saúde.

Comentários

Flash

Com vacinação números de casos de covid-19 e internações estão em queda em Brasileia

Publicado

em

Foto: Danna Anute Agência de Noticias do Acre

Com uma cobertura vacinal de covid-19 de mais de 62,35% por centos dos brasileenses o Boletim do Covid-19 de Brasileia divulgado no final da tarde desta sexta-feira,28, pela Secretaria de Municipal de Saúde. Mostra uma queda cerca de 73% em 24 horas do número de novos casos confirmados de corona vírus saindo de 20 casos na quinta-feira,27, para 09 casos hoje. Atualmente o município tem 3.496 casos desde o início da pandemia em 2020.

Já o número de internações no Hospital Regional do Alto Acre por causa da doença que até quarta-feira,26, eram quatros pacientes, nesta sexta-feira zerou e não há até o fechamento dessa edição registros de novas internações por causa do Covid-19 na unidade hospitalar.

Ainda de acordo com o boletim municipal da saúde do Covid-19. Mostra também que Brasileia tem 92 casos em ánalise, 9.747 casos notificados suspeitos, 6.338 casos descartados, 3.112 curados e 44 óbitos deste o início da pandemia.

As autoridades de saúde e a Prefeitura de Brasileia pedem para população ficarem em estado de alerta contra o corona vírus e se vacinarem e não se descuidar dos cuidados sanitários como o uso de máscaras facial,  álcool em gel, e distanciamento social.

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Deputado Antônio Pedro reúne-se com equipe do Deracre e recebe a garantia que construção da ponte do Sibéria começa em fevereiro.

Publicado

em

O deputado estadual Antônio Pedro (DEM) reuniu-se nesta sexta-feira, 28, com a equipe técnica de planejamento do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre). Na pauta, a construção da ponte ligando o bairro Sibéria e o Centro, no município de Xapuri.

De acordo com a equipe do Deracre, o contrato com a empresa responsável pela obra já foi assinado e até o mês de fevereiro o governo do Estado anuncia o início da construção da ponte.

“Todos são sabedores que há muito tempo eu venho pedindo por essa obra e, graças a Deus, o governador Gladson Cameli tem procurado atender todos os anseios da população. É uma vitória para o povo de Xapuri, pois trata-se de um sonho antigo dos moradores do bairro Sibéria. Fico feliz com essa notícia, especialmente, por tratar-se da minha primeira demanda na Assembleia Legislativa, ainda 2015”, disse o deputado.

E acrescentou: “em muitos momentos as pessoas me diziam que não ia se concretizar, que a ponte não ia sair e, hoje, celebramos mais uma etapa vencida. Não desisti da luta, avançamos e logo mais o projeto sairá do papel. Agradeço ao governador Gladson que não esqueceu da nossa cidade e do nosso povo”, finalizou.

Comentários

Continue lendo

Flash

MPAC e Segurança Pública deflagram Operação Tempestade

Publicado

em

Agência de Notícias do MPAC

Gaeco e Segurança Pública cumprem mais de 120 mandados no Acre — Foto: Asscom/MP-ACNa manhã desta sexta-feira, 28, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em parceria com a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública, deflagrou a Operação Tempestade, visando dar cumprimento a 126 mandados expedidos pela Vara de Delitos de Organização de Criminosa.

Essa é uma das maiores operações do Gaeco nos últimos anos, e a sua origem se deu a partir da análise de documentos apreendidos em operação anterior, quando foram identificadas lideranças da organização criminosa “Comando Vermelho” com alto grau hierárquico, responsáveis pelos núcleos de cadastramento, contabilidade, e pagamento de “biqueiras” (pontos de venda de drogas).

Estão sendo cumpridos 81 mandados de prisões preventivas e 45 mandados de busca e apreensão em Rio Branco, bem como nos municípios de Sena Madureira, Porto Acre, Brasiléia, e Cruzeiro do Sul. Também há mandados a serem cumpridos nos presídios Francisco de Oliveira Conde, na capital, Moacir Prado, em Tarauacá, e no Complexo Anísio Jobim, em Manaus (AM).

Ao todo, mais de 150 policiais militares foram empregados na realização da Operação Tempestade, incluindo o apoio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, com emprego do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além de promotores de Justiça do Gaeco e servidores do MPAC.

Mais de 150 policiais estão empenhados na operação nesta sexta-feira (28) — Foto: Asscom/MP-AC

Operação Tempestade

O nome da Operação foi escolhido devido à magnitude da área de cumprimento dos mandados, incluindo diversos municípios do Acre, com extensão de Rio Branco a Cruzeiro do Sul, além do que, o período da deflagração corresponde àquele propenso para maior possibilidade de chuvas fortes no estado.

 

Comentários

Continue lendo

Em alta